Entretenimento

Vai para o Festival Virada Salvador? Saiba todos os detalhes do evento

BNews/Joilson Cesar
O festival começa nesta quarta-feira (28) e vai até 1° de janeiro  |   Bnews - Divulgação BNews/Joilson Cesar

Publicado em 26/12/2022, às 20h16   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

A festa de Réveillon produzida pela Prefeitura de Salvador, que começa nesta quarta-feira (28) e vai até o domingo (1º), terá mais de 100 atrações. Nesta segunda-feira (26), o prefeito Bruno Reis detalhou a organização do evento que ocorrerá na Boca do Rio.

“Esse festival não será só de atrações artísticas. Teremos serviços de trânsito, transporte público, saúde, segurança, ordenamento de acesso a evento, social. Ou seja, todas as ações da Prefeitura darão suporte. Estamos preparados para fazer um grande evento de retomada, que volta com força total após dois anos de pandemia”, declarou.

Saúde - Para garantir assistência à saúde durante o festival, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalará dois módulos que terá médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para ajudar o público.

Seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ficarão de prontidão para retirar pacientes que estejam em uma situação de maior gravidade. Outros 16 postos de urgência e emergência 24 horas do município (entre UPAs e Pronto Atendimentos) e o Samu 192 funcionarão todos os dias.

O Pronto Atendimento Alfredo Bureau, localizado no Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com especialistas ou exames complementares.

Segurança - Será disponibilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) um efetivo diário de 550 agentes, para promover um patrulhamento preventivo e no apoio ao monitoramento da festa através de câmeras.

A GCM vai realizar uma abordagem logo na entrada do evento, com a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. A instituição terá uma base para catalogação e devolução de documentos perdidos durante o festival.

Equipes da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros também estarão no evento. Um sistema de reconhecimento facial será instalado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Nas entradas, a população passará pelos portais de abordagem, operados por guarnições da PM, para revistas.

Trânsito – Uma operação especial de trânsito na região será feita pela Transalvador entre os dias de festa. Não será realizada interdição do tráfego de veículos na região, e os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e fluxo de tráfego na Avenida Octávio Mangabeira.

Painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal também serão postos para orientar o público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido estacionar

Transporte – Ao todo, mais de 400 ônibus darão atendimento ao público do festival: serão 215 ônibus do Sistema Complementar (Stec), os “amarelinhos”, além de 230 ônibus da frota regular, distribuídos em 15 linhas provenientes da cidade. Além disso, 120 agentes serão disponibilizados pela Secretaria de Mobilidade (Semob), a fim de orientar o público.

Pela primeira vez no festival, três novas linhas expressas serão criadas para atendimento aos usuários, saindo do Terminal Acesso Norte, da Estação Pirajá e da Estação Metrô Pituaçu até a Arena Daniela Mercury.

Limpeza – 429 colaboradores serão disponibilizados para coleta de resíduos gerados no festival pela A Secretaria de Mobilidade (Semob). 620 sanitários químicos e 21 contêineres climatizados serão postos para a população.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) fará o monitoramento da área da areia da praia orientando banhistas sobre o risco de afogamentos.

Campanha social – Cerca de 100 profissionais atuarão dentro da Arena Daniela Mercury, no entorno, e no monitoramento de locais onde ocorrem as comemorações de Réveillon. Para garantir acessibilidade e segurança para as pessoas com deficiência, um mirante acessível também será disponibilizado no evento.

Acolhimento – Além dos centros de referência em plantão para acolher mulheres vítimas de violência, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) montará a Casa de Convivência do Réveillon para filhos de ambulantes que estiverem trabalhando na festa.

Ouvidoria – A Central Disque Salvador 156 vai atender durante 24 horas para prestar informações, orientações e receber qualquer demanda dos cidadãos sobre o evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp