Entretenimento

Vídeo: Luana Xavier faz desabafo após sofrer racismo em aeroporto: 'constrangimento'

Reprodução / Redes sociais
Luana Xavier compartilhou vídeo expondo detalhes sobre racismo sofrido  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes sociais
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 13/01/2024, às 12h05


FacebookTwitterWhatsApp

A atriz e apresentadora Luana Xavier realizou um desabafo em suas redes sociais após ser vítima de racismo. A situação aconteceu ao embarcar no Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com destino a Maceió juntamente com a sua mãe.

Em uma publicação compartilhada no Instagram, na sexta-feira (12), a famosa falou sobre o ocorrido. "Mais uma vez, aqui contando o constrangimento passado no aeroporto, aqui no Galeão. Estou indo para Maceió, eu e minha mãe, e o nosso constrangimento já começou na hora do check-in. A gente foi fazer o check-in, despachar nossas bagagens. Sou ‘categoria diamante’, minha mãe é ‘categoria ouro’. Fomos para a fila premium, que era justamente para a ‘categoria diamante’ e ‘categoria ouro’. E aí, quando a gente estava na fila, não tinha ninguém na fila, na verdade, né? Nós fomos as primeiras, sendo que já tinham pessoas sendo atendidas em dois guichês", iniciou.

"E aí, uma das atendentes saiu do guichê... Saiu, tipo, ela tem que pular, né? Porque ela tem que pular a parte que tem a esteira. Ela saiu, ela pulou, veio até a gente para perguntar se a gente era ‘ouro’ ou ‘diamante’. E a gente respondeu que sim. Acho que ela se sentiu incomodada de duas mulheres pretas estarem ali naquela fila", relatou.

Luana comentou que sua bagagem foi retirada insistentemente durante o raio-x. "Sou uma pessoa pública... E aí, passo por uma situação dessa, quem está vendo de fora, fala: ‘gente, deve estar carregando alguma coisa que não deve. Deve estar carregando droga", comentou.

Em entrevista ao Gshow, a famosa comentou sobre o crime que sofreu. "Fico procurando justificativas que amenizem a dor do racismo que sofro insistentemente, principalmente em aeroportos. Às vezes, repito como um mantra: ‘devo passar por tantas revistas aleatórias porque viajo muito. Se eu viajasse pouco essa matemática seria diferente’. Se eu que sou uma pessoa relativamente conhecida, que tem uma vida pública, passo por tanto constrangimento, imaginem as pessoas negras que não têm projeção midiática e que acabam tendo suas histórias de racismo ocultadas? Minha paciência já não existe mais. Hoje me vi exaltada, falando aos gritos para que todo mundo ouvisse. E, ao mesmo tempo em que não conseguia conter minha raiva, ainda pensava que poderia ser presa caso me acusassem de desacato. É muito difícil ser uma pessoa preta no Brasil", lamentou Xavier.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp