Entrevista

Tum fala sobre desafios à frente da Seagri e anuncia novidades do Avante para as eleições de 2024

Joilson César // BNews
Ex-deputado estadual Tum, agora à frente da Seagri, concedeu entrevista ao BNews  |   Bnews - Divulgação Joilson César // BNews
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 03/04/2023, às 17h54


FacebookTwitterWhatsApp

Há aproximadamente 90 dias à frente da secretaria de Agricultura da Bahia, o ex-deputado estadual Tum (Avante) falou ao BNews sobre os desafios à frente da pasta e fez um balanço deste período de gestão.


No bate papo, o gestor falou sobre temas importantes como o projeto Seagri Itinerante, agricultura familiar e Bahia Sem Fome. Em relação à política, Tum explicou porque o Avante ficou de fora da federação com o UB e PP e confidenciou novidades para o pleito de 2024. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

BNews: gostaria de saber como foi o convite para assumir esse cargo, se o senhor pensou em recusar e quais os principais desafios?

Tum: bom, para mim é uma honra muito grande estar no cargo de secretário da Agricultura. Eu sou produtor de uva e de manga, vivo da agricultura. Nós trabalhamos com exportação ali no Vale do São Francisco. Eu como produtor baiano sou entusiasta da fruticultura, que é a área onde atuo. Então pra mim é uma grande honra poder contribuir com a visão política e empresarial, porque eu acabo representando os dois lados: o do empreendedor, do empresário que é produtor, e o lado político, onde represento a região do extremo norte. Mas para ser secretário você não pode representar só um setor e nem só uma região, então o grande desafio é estar presente nos 417 municípios. 


BNews: como vai funcionar a Seagri Itinerante?

Tum: Vamos estar presentes com a secretaria de Agricultura nas nove mesorregiões levando a Seagri Itinerante. Vou dar um exemplo: no Seagri Itinerante Sul, vamos levar a Seagri para Ilhéus, onde ficaremos uma semana com uma equipe técnica. Convidaremos o Inema para estar presente falando da questão ambiental; a Bahia Pesca para falar do serviço que ela oferece; a secretaria de Desenvolvimento Agropecuário para falar da regularização fundiária; vamos levar o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste para falar de crédito para falar do pequeno, médio e grande produtor. Nossa ideia é criar protocolos de atendimento nessas mesorregiões para atendermos nesses locais as pessoas que não conseguem vir a Salvador. Estamos agora elaborando o calendário para começar a Seagri Itinerante no segundo semestre.

.


BNews: a Seagri tem um papel importante no diálogo com grandes produtores. Mas qual atenção está sendo dada aos pequenos produtores?

Tum: aqui na Bahia temos uma divisão onde existe a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que cuida da agricultura familiar, que tem como secretário o meu amigo Osni Cardoso, e temos a Secretaria de Agricultura, que cuida do agronegócio e dos grandes projetos para a agricultura. O governador quer que as secretarias trabalhem juntas, dialoguem. Se você pegar a palavra ‘agronegócio’, é o negócio do agro. Pode ser um negócio de um hectare ou de 100 hectares. Então, eu entendo que a agricultura pode ser um negócio pequeno ou um negócio grande. E é a grande matriz econômica do estado, responde a 25% do PIB da Bahia. Então, é importante que a gente incentive a vocação de cada município.


BNews: essa semana tivemos a Origem Week, que reuniu vários pequenos produtores de diversas origens. 

Tum: A Origem Week é um exemplo disso, do que a Bahia produz. Ali temos um evento que exemplifica um pouco a coisa do agroturismo. Quando você vai visitar a cidade, além de conhecer o patrimônio natural da região, você quer conhecer o que a cidade produz, qual que é a sua gastronomia, se é queijo, se é chocolate, se é vinho. Então, o turismo está ligado à agricultura. Temos rotas turísticas como a do chocolate, do cordeiro, do dendê, onde há interação entre a agricultura e o turismo. Eu sou bacharel em turismo, então eu acredito muito no setor, que assim como a agricultura gera muito emprego e renda. O estado da Bahia tem por vocação o turismo. São duas matrizes econômicas a agricultura e o turismo, e quando junta as duas aumenta na distribuição de renda. 


BNews: falamos do Origem Week, mas o Bahia Farm Show já está bem próximo de acontecer.

Tum: é o maior evento de comercialização de negócios do estado da Bahia, deve movimentar em torno de R$ 1.5 bilhão em junho. E tivemos semana passada o Fenagri, que foi o encontro de gestores de agricultura. Nós reunimos todos os secretários de agricultura do estado da Bahia e fizemos um encontro no Centro de Convenções. Foi muito produtivo e discutimos muitos temas importantes, em especial para quem é gestor. 


BNews: o governo lançou o Bahia Sem Fome e me parece que o cerne desse projeto passa pela agricultura, correto?

Tum: sim, é justamente isso: como é que produzimos alimentos para o mundo inteiro e temos 1,8 milhão de baianos passando fome? Então, é um desafio para todos nós baianos tentarmos nos conscientizar em relação a essa população que está em estado vulnerabilidade. Que seja uma missão nossa, não só da secretaria de Agricultura, mas de todos os baianos, que a gente consiga contribuir da melhor forma para tirar esses baianos do mapa da fome. 

.


BNews: como tem sido o trabalho ao lado do governador Jerônimo Rodrigues? Para muitos foi uma surpresa a eleição dele, mas agora o governador tem trabalhado dia e noite, acordando cedo e sem hora para dormir. Como tem sido esse trabalho ao lado de Jerônimo?

Tum: para alguns foi surpresa, mas pra mim que sou do interior, que via o governo que Rui Costa havia feito, a gente via essa entrega. Jerônimo é um grande homem. Eu diria que sou secretário de uma pasta em que o governador é Engenheiro Agrônomo, o que pouca gente sabe disso. Ele é muito sensível às questões da agricultura. É como você falou: um governador viciado em trabalho. Ele nos convoca aos sábados, domingos, feriados. Para você ter uma ideia, ele disse que iria descansar na volta da viagem da China, no avião. É, sem dúvidas, um homem simples, muito sensível às questões sociais, se coloca no lugar dos outros. Nos orgulha muito estar representando uma pessoa daquele nível. 


BNews: agora falando de política, o Avante já caiu fora da federação com UB e PP. O que houve?

Tum: existe uma vontade de Artur Lira que os partidos se organizem em federações. Foi provocada essa questão a nível nacional e o Avante ficou de fora, não vai fazer federação - a princípio - com nenhum partido. Vai ficar independente mesmo. E aqui na Bahia tem uma novidade: vamos destituir todos os diretórios do estado da Bahia. Todas as comissões provisórias que existem hoje e os diretórios do estado da Bahia serão alterados. Vamos querer lançar candidatos a prefeito no estado da Bahia. Os municípios grandes em região com maior votação, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Teixeira de Freitas, eles terão dificuldades em fazer um arranjo, principalmente quando se tem uma federação com PT, PCdoB, PV, e já tem um grupo político em torno daquilo ali, o Avante será uma alternativa para candidaturas a prefeito. Nós hoje somos da base do governador, mas também seremos uma opção para aquela pessoa que quer ser candidato a prefeito. 


BNews: mesmo que haja candidato do PT na cidade?

Tum: mesmo que haja candidato do PT, do PSD, do PSB, o Avante vai ter candidatura própria, em todos os municípios, em especial os grandes, como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista…


BNEws: Salvador vai ter candidato? O senhor?

Tum: Salvador por ter candidato: Isidório. 

BNews: mas Isidório teve uma queda considerável de votos nas últimas eleições.

Tum: eu atribuo a queda de votos de Isidório por ter sido vítima daquela reportagem do Fantástico que não provou nada, foi uma especulação em ano de eleição. Acho que aquilo ali foi algo intencional. E, também, por causa da polarização do voto de quem era evangélico votava em Bolsonaro, e quem era católico votava em Lula. Teve um pouco da questão dos militares, que estava associado. Mas Isidório tem um trabalho social muito importante. Ele é o tipo da pessoa que se reinventa, uma eleição ele tá com o botijão, na outra já é outro tema. Eu acredito muito no projeto dele e acho que na próxima eleição ele pode surpreender a todo mundo de novo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp