Esporte

Grama da Fonte Nova é trocada por conta de mudanças climáticas em Salvador

Publicado em 17/06/2015, às 18h50   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador é famosa pelo verão e pelas altas temperaturas, mas o atual período é marcado por muitas chuvas e leve queda nos termômetros, além de menor incidência de raios solares. Por isso, a proximidade do inverno faz com que a Arena Fonte Nova já comece a preparar o gramado para as mudanças sutis, mas importantes, que o inverno traz. Atualmente, a grama utilizada é do tipo Bermuda Celebration, mas como esta espécie requer mais de 10 horas de sol por dia, a Arena vai sobrepor todo o gramado com o plantio da Ryegrass ou grama de inverno, bastante utilizada nos estádios europeus.

Cerca de 600 quilos de semente de Ryegrass serão plantados no gramado esta semana. O plantio do Ryegrass é antecedido por ações de preparação do gramado, como aplicação hormonal, descompactação do solo e rebaixamento da altura do corte (em torno dos 20 – 22mm).  "Além disso, 30 toneladas de areia serão aplicadas no topdressing, processo que faz pequenos furos no campo com auxílio de uma máquina, visando atuar na macroporosidade do campo para prevenir o acúmulo de água da chuva", completa Ricardo Novelino, engenheiro agrônomo da Arena Fonte Nova.

A previsão é de que o gramado já volte a ficar pronto para uso alguns dias antes da disputa entre Bahia x Luverdense, válida pela série B do Campeonato Brasileiro, no dia 27 de junho. Nessa fase, é utilizado em todo o gramado o sistema SubAir (sistema de drenagem a vácuo) que insufla ar no sistema radicular da grama, equilibrando a temperatura do solo. 

Somente em 2015, a Arena Fonte Nova já recebeu 16 partidas, sendo 06 pela Copa do Nordeste, 05 pelo Campeonato Baiano, 02 pela Série B do Brasileiro, 02 pela Copa do Brasil, além do amistoso entre Bahia e Shaktar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp