Esporte

Festival de surf reúne melhores surfistas do mundo em Itacaré

Divulgação
O evento acontece de 26 a 29 de outubro, com entrada gratuita, na Praia da Tiririca  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/10/2017, às 13h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após dois anos fora do mapa de competições internacionais, a Bahia volta a ser destaque no cenário mundial de surf. Organizado pela World Surf League (WSL), a temporada 2017 do South to South apresenta o Itacaré Surf Sound Festival. O evento acontece de 26 a 29 de outubro, com entrada gratuita, na Praia da Tiririca, na cidade de Itacaré - Sul da Bahia.  

A etapa do WSL Qualifying Series com status QS 1500 será apresentada em quatro dias de competição, com 106 atletas inscritos vindo de nove países. Essa é a penúltima etapa do mundial que já passou pela Argentina, Peru e Chile. 

Entre os atletas confirmados estão o catarinense Alejo Muniz, o paulista Alex Ribeiro, que estavam entre os melhores do mundo no ano passado, além de Jadson André, Yagê Araújo, o baiano Bino Lopes, entre outros. Os atletas brasileiros são a maioria na categoria QS 1500 da Bahia, mas competidores de outros países como França, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Chile e Peru também lutam pelo título. 

A final acontece em Maresias (SP), no mês de novembro. Quem levar o título da série que vale 1500 pontos para o WSL Qualifying Series e 1000 pontos para o ranking regional da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada.

De acordo com a WSL, na competição os juízes avaliam cinco elementos: confiança e grau de dificuldade, manobras progressivas e inovadoras, combinação de manobras fortes e expressivas, variedade de manobras  e repertório, além de velocidade, força e fluidez.  As baterias eliminatórias começam na quinta-feira (26) e seguem nos dias seguintes, até a decisão de títulos, no domingo (29).

Museu do Surf

A proposta é valorizar o esporte, criando um acervo cultural, que preserva a trajetória do esporte na região, no Brasil e no mundo. Lançado em 2017, no espaço estão pranchas antigas de surfistas renomados, histórias de mulheres que enfrentaram o preconceito e se tornaram importantes atletas, fotografias antigas de Itacaré e de competições de surfe na cidade, filmes, documentos, miniaturas, revistas, pôsteres de campeonatos e revistas lendárias.  O Museu do Surf de Itacaré é um realização da Prefeitura de Itacaré e a produção do Festival. 

Festival de Música

A música íntegra  a 4ª edição do Itacaré Surf Sound Festival.  Na noite da sexta-feira a programação conta com atrações como Conecrew, Maskavo, Marlo Moreira e DJ Banzai. No sábado, Bruta Raça, Rael Fábrica de Sons, Banda Kasa 8 e DJ Banzai se apresentam e agitam turistas. 

A entrada para os shows variam de R$ 50 a R$ 200 e estão à venda South to South, Stand de venda na Raça dos Cachorros,  nas lojas Backdoor de Ilhéus e Itabuna e através do site bilheteriadigital.com. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp