Esporte

Morre Jacques Rogge, ex-presidente do COI, aos 79 anos

Reprodução/ YouTube/ Olimpycs
Nascido na Bélgica, Rogge era cirurgião ortopédico especializado em medicina esportiva  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ YouTube/ Olimpycs

Publicado em 29/08/2021, às 16h21   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu neste domingo (29) Jacques Rogge, ex-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), aos 79 anos. Ele presidiu a instituição entre 2001 e 2013 e era seu presidente honorário. As informações são do próprio COI. Ele deixa a mulher, Anne, dois filhos e dois netos. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido na Bélgica, Rogge era cirurgião ortopédico especializado em medicina esportiva. Esportes sempre foram sua paixão.
Na juventude, entrou na vida esportiva como jogador de rugby. Rogge chegou à seleção belga, mas se encontrou mesmo na vela, esporte em que foi 16 vezes campeão nacional e campeão mundial.

Ele competiu em três Jogos Olímpicos na vela, em 1968, 1972 e 1976, mas saiu sem medalhas. Antes do COI, foi presidente do Comitê Olímpico Belga (1989-1992) e da Europa (1989-2001).

À frente do Comitê Internacional em 2009, ele foi um dos entusiastas para a realização as Olimpíadas do Rio, em 2016, realizado quando ele não era mais presidente. Em 2002, nas Olimpíadas de Inverno de Salt Lake (EUA), ele se tornou o primeiro presidente do COI a se hospedar na Vila Olímpica, em meio aos atletas.

"Primeiro e acima de tudo, Jacques amava esportes e estar entre os atletas. Ele transmitia essa paixão para todos que o conheciam. Sua alegria pelo esporte era contagiosa", afirma Thomas Bach, atual presidente do COI, em nota.

"Ele foi um presidente comprometido, que ajudou a modernizar e transformar o COI. Ele era um grande defensor do esporte limpo, que lutou incansavelmente contra os maus do doping", diz Bach. Segundo o comitê, o funeral será particular, voltado a família e amigos, e um memorial será construído para homenageá-lo ainda neste ano.

Matérias relacionadas:

Após sucesso em Tóquio, olímpiadas de Paris 2024 terá novas modalidades

Brasil leva mais dois Ouros e um Bronze na natação em Tóquio

Mariana D'Andrea conquista 1º ouro paralímpico do Brasil no halterofilismo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp