Esporte

Neymar faz três, dá assistência e cala críticos na Espanha

Publicado em 11/12/2013, às 19h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



"Um atacante não se resume apenas a isso...", tentava responder o técnico Gerardo Martino às insistentes perguntas sobre o jejum de Neymar na Uefa Champions League. Em cinco jogos até essa quarta-feira, o atacante havia passado em branco em todos eles. Na ausência de Lionel Messi, lesionado, o ex-santista precisava dar uma resposta e deixar de lado a imagem de ‘piscineiro' criada pelos veículos catalães.
E ela veio.
Em alto estilo, com três gols, fora o baile. Ainda que o adversário, o Celtic, apenas cumprisse tabela na última rodada da fase de grupos, o Barcelona contou com um Neymar inspirado, sobretudo, no segundo tempo, para atropelar os escoceses, fazer 6 a 1 e assegurar o primeiro lugar na chave. Na saída de campo, os torcedores se ergueram de suas poltronas e aplaudiram de pé a sua substituição.
O sorteio das oitavas de final acontece na próxima segunda-feira, às 9h (de Brasília), com transmissão dos canais ESPN. Pelo regulamento, os espanhóis não podem enfrentar nenhum adversário do mesmo país ou que tenha vindo de seu grupo, neste caso, o Milan, que suou para segurar o empate com o Ajax em casa e garantir a outra vaga.
Ao todo, para conseguir balançar as redes pela primeira vez na Champions, Neymar precisou tentar 25 chutes. A fase não era boa pelo continente. Assim como o brasileiro, o Barcelona precisava da vitória. Não só para confirmar a liderança, mas também para afastar a crise que rondava o Camp Nou após derrotas para o Ajax e o Athletico Bilbao e vitória sobre o apenas modesto Cartagena, pela Copa do Rei, na última sexta-feira.
Além de Messi, Tata Martino teve de superar os desfalques de Víctor Valdés e Daniel Alves, machucados, e Cesc Fàbregas, suspenso, para fazer o seu papel diante da torcida.
Não demorou. Aos seis minutos, em confusão na saída de bola, Alexis Sánchez ficou com ela e chutou para a defesa do goleiro Forster. No rebote, Piqué mandou para as redes. O Barcelona voltou a marcar no fim do primeiro tempo, em lance individual de Neymar, que se livrou da marcação e cruzou rasteiro para Pedro completar no meio da área. Ainda houve tempo antes do intervalo para o brasileiro finalmente deixar o seu. Em excelente combinação de passes, Montoya clareou e o craque da seleção bateu somente para dentro.
Os catalães não diminuíram o ritmo no retorno dos vestiários. Logo aos dois minutos, em tabela com Xavi, com direito a toque de calcanhar, Neymar voltou a aparecer e finalizou de esquerda para fazer um lindo gol. Na sequência, o camisa 11 decidiu resolver sozinho, meteu debaixo das pernas do adversário e chutou na saída do goleiro. Tello fechou a conta em arremate que contou com desvio da zaga.
O grego Samaras ainda diminuiu para os escoceses praticamente nos acréscimos, mas ficou nisso.
Com a goleada, o Barcelona chegou aos 13 pontos, quatro a mais que o Milan, segundo colocado, fechando a sua campanha em primeiro do grupo H. O Celtic ficou com três.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp