Esporte

Campeonato de hipismo: Sítio Chuin sedia 3ª etapa do Ranking da Federação Hípica da Bahia

Paulo M. Azevedo/BNews
O campeonato foi realizado no Estoril JL Sítio Chuin, localizado em Barra do Jacuípe, no Litoral Norte da Bahia  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 07/05/2022, às 19h25 - Atualizado às 19h26   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O hipismo cada vez mais vem ganhando força na Bahia. A exemplo disso, o Estoril JL Sítio Chuin, localizado no município de Barra de Jacuípe, no Litoral Norte do estado, sediou, nesta sexta-feira (6) e neste sábado (7), a 3ª etapa do Ranking da Federação Hípica da Bahia (FHB). O campeonato, que contou com jovens atletas de diversas categorias do esporte, garante aos vencedores um lugar nas próximas competições nacionais da modalidade.

Em entrevista ao BNews, Oliveira, que é proprietário do Sítio Chuin e presidente da FHB, falou sobre o objetivo do campeonato. “Nós estamos premiando os campeões de cada categoria, dando um presente para eles, uma estabulagem, uma inscrição, justamente para motiva-los a seguir. É muito importante que a Bahia tenha essa representatividade em outros estados, como São Paulo e Rio, e o Nordeste é muito rico”, elencou.

“Um evento desse, uma 3ª etapa, realmente me surpreendeu pelo número de convidados e pessoas que estão aqui presenteando o Sítio Chuin. O Sítio Chuin não é um presente para eles, eles é que estão presenteando o Sítio Chuin por essa alegria que estão nos dando aqui hoje. Eu, como presidente da Federação, e proprietário do sítio, fico muito feliz, estou muito orgulhoso de a Bahia estar sendo bem representada”, destacou Oliveira.

Esta é a terceira de um total de cinco etapas que acontecem ao longo ano, cujo somatório da pontuação determina os campeões do ranking anual das competições. A finalidade é a formação de uma equipe para os concursos brasileiros de cada categoria. A edição deste final de semana homenageou o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Fernando Sperb.

A programação do campeonato de hipismo contou também com apresentações musicais, entre eles dos cantores Topeira, que se apresentou na sexta-feira, e do cantor Daniel Vieira, que se apresenta neste sábado.

A veterinária Camila Medrado, responsável pelos cuidados com a saúde dos cavalos que participam do campeonato, falou sobre o processo de preparação dos animais. “A preocupação da gente vai desde o atleta, ao tratador, e o cavalo, ele é o nosso principal atleta. Se não fosse ele, de fato, o esporte não seria possível. Eu sempre quis trabalhar com cavalo, e pra mim é uma grande honra poder tratar de cavalos atletas, e que precisam realmente de um cuidado especial”, conta.

“Os cavalos são preparados o ano inteiro para as provas. Os cavalos chegam, nós recebemos esses cavalos, colocamos eles em cocheiras confortáveis, com boa cama, com água. A gente se preocupa com tudo, desde o local que eles vão deitar, para alimentação, tudo direitinho”, acrescentou Camila.

“Tem alguns concursos que são feitas inspeções veterinárias antes das provas para que esses cavalos sejam supervisionados e a gente confira que eles realmente estão com saúde para participar do concurso, não tendo qualquer risco para ele ou para o atleta. Eles são supervisionados 24 horas nesse período de concurso”, completou a veterinária.

Quem também esteve presente no campeonato sediado pelo Sítio Chuin, como júri técnica da competição, foi a juíza internacional de hipismo, Elaine Zander. “A responsabilidade é manter a justiça de julgamento. Fazer com que todos que entrem à pista estejam seguros que sobrenome não conta, cavalo caro não conta, o que conta é a performance dentro das quatro linhas”, afirmou, ao BNews.

Elaine também informou quais são os aspectos analisados entre os competidores pelo júri técnico. “Primeiramente, para nós é importante o ritmo. Um bom ritmo, uma boa performance sobre os obstáculos, tudo isso contribui para um resultado positivo no final”, explica.

“O Comitê Organizador desta etapa está premiando o vencedor de cada categoria com trânsito direto para Brasília. Hoje nós temos aqui inúmeras categorias competindo, que vão desde a categoria escolas, aquelas que estão ainda começando a sua caminhada, até a categoria principal de 1,30m”, acrescentou a juíza internacional de hipismo.

Diretor técnico da FHB, André Luis Giovanini comenta a importância da realização de um campeonato com a 3ª etapa do Ranking da FHB. “Esse campeonato é muito importante para a Federação Hípica da Bahia porque isso dá uma base de treinamento muito importante para a gente representar a Bahia fora do estado. Mês que vem a gente vai para São Paulo, depois, no outro mês, a gente tem campeonatos brasileiros de jovens cavalheiros em Brasília, então esses campeonatos dão a experiência necessária para a gente poder levar os conjuntos e competirem de igual para igual, e também fazer a formação da nossa equipe que vai nos representar nesses campeonatos”, avaliou.

“Eu estou acreditando muito nessa equipe que a gente está prevendo formar, por enquanto. É claro que não dá para a gente ter uma noção muito grande hoje porque, como a gente tem dois atletas, o cavalo e o cavalheiro, tem que estar os dois em plena forma no momento da competição. Então, é coisa do momento. Quem estiver melhor no momento, a gente vai selecionar, mas a gente tem feito um bom trabalho. Aqui o Sítio Chuin tem uma estrutura espetacular, onde a gente pode colocar várias dificuldades nas pistas e nos percursos para que eles possam estar bem preparados e bem confiantes”, pontuou Giovanini.

A estudante Maria Eduarda Chiletto, que já prática hipismo há 4 anos, disse, emocionada, o que o esporte representa em sua vida. “Representa tudo na minha vida. É o que eu espero o meu dia inteiro para poder fazer isso aqui, então é gratificante estar aqui e poder competir, saltar”, relatou.

A atleta, que também participou da 1ª e da 2ª etapa do Ranking da FHB, também comentou sobre a sua expectativa de poder estar presente em mais um campeonato. “Minha esperança é primeiramente zerar minha pista, eu tô numa categoria nova, então pretendo fazer tudo com muita calma e cuidado, e se tudo der certo, ir pro desempate e ganhar a prova”, finalizou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp