Esporte

Comissão de atletas alerta contra punição a Wallace e abre nova polêmica

@wallaceleandro08/instagram
Comitê olímpico aplicou suspensão a Wallace após ameaça ao presidente Lula  |   Bnews - Divulgação @wallaceleandro08/instagram

Publicado em 15/04/2023, às 19h13   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A comissão de Atletas do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) publicou nas redes sociais o parecer opinativo contra a punição aplicada ao jogadaor de vôlei Wallace. De acordo com a comissão, o gancho de três meses aplicado ao atleta abre "precedentes extremamente prejudiciais ao movimento olímpico."

"No dia 13 de março deste ano, enviamos ofício ao Conselho de Ética do COB manifestando nossa opinião que não cabe ao referido Conselho julgar casos que aconteçam fora do âmbito da atividade esportiva, conforme consta no próprio Código de Conduta Ética do COB, mais especificamente no Artigo 3º, tanto no caput quanto no parágrafo único, onde consta que o Código 'rege atos e relações jurídicas constituídas no âmbito da atividade esportiva'", diz texto publicado no Instagram da comissão.

Em nota, o Conselho de Ética confirmou que Wallace deve cumprir a suspensão ou a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) sofrerá punições "gravíssimas".

"É inexistente jurídica e logicamente decisão de Tribunal Esportivo de Confederação vinculada ao sistema COB, que contraria decisão do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil, em razão de vinculação explícita da CBV ao sistema olímpico, na qualidade de integrante. Soma-se a isso o fato de o próprio STJD ter se declarado incompetente - e corretamente - em julgar o assunto objeto do presente processo", disse o órgão.

Diante do impasse, a CBV decidiu adiar a partida do Sada Cruzeiro contra Farma Conde Vôlei de São José dos Campos. O confronto passou deste sábado para a próxima quarta-feira (19).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp