Esporte

Drugovich é melhor novato em treino livre do GP de Abu Dhabi; saiba motivo

Divulgação / Aston Martin
Jovem piloto brasileiro substituiu Fernando Alonso e foi elogiado pelo diretor de performance da Aston Martin  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Aston Martin
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 24/11/2023, às 17h30


FacebookTwitterWhatsApp

No Treino Livre 1 (TL1) do Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da categoria em 2023, 10 pilotos 'novatos' foram para a pista no lugar de alguns titulares. Entre todos, quem mais surpreendeu foi o brasileiro Felipe Drugovich, da Aston Martin. O piloto que foi campeão da Fórmula 2 (F2), uma espécie de base da categoria, substituiu o veterano, o espanhol Fernando Alonso. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Drugovich ficou em segundo lugar na sessão a apenas 0s288 do líder, o jovem, mas já veterano, George Russell, da Mercedes. Vale lembrar que o brasileiro estreou na categoria como reserva da Aston Martin e seguirá na função em 2024. De acordo com o piloto brasileiro, alcançar essa posição foi 'bom'.

Ficar em segundo, no meu segundo TL1 do ano, é ótimo. O começo foi focado em alguns testes aerodinâmicos, então tinha um rake instalado no carro. Isso significava fazer algumas voltas estáveis e consistentes para assegurar que estávamos coletando os dados que precisávamos para otimizar o set-up para as sessões seguintes", pontuou Drugovich.

O piloto brasileiro ainda comemorou ter tido a oportunidade de acelerar com 'pé em baixo' na pista de Abu Dhabi. "Me deram alguns pneus macios e permitiram que eu forçasse, o que é sempre a melhor parte. O carro pareceu rápido, fizemos progresso desde Monza. Acho que estamos começando o fim de semana em um bom lugar", finalizou Drugovich.

O desempenho de Felipe chamou a atenção da equipe. Por meio do diretor de performance Tom McCullough, a Aston Martin comemorou o desempenho dos seus carros. "Foi extremamente frutífero de uma perspectiva de coleta de dados. Felipe pilotou com grande maturidade e confiança na sessão, salientando o ótimo trabalho que ele fez conosco o ano inteiro. Enquanto a primeira sessão não era muito sobre estabelecer tempos, ele fechou algumas voltas rápidas no fim, e seus esforços nos dão uma base sólida para o resto do fim de semana", detalhou o dirigente.

Assista ao Arena BNews dessa sexta-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp