Esporte

FECHOU AS PORTAS: Equipe tradicional de 114 anos tem falência declarada após dívida multimilionária e encerra atividades

Reprodução / Freepik
Equipe tradicional de 114 anos teve a sua falência declarada pelo Tribunal de Justiça do país  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik
Gabriel Santana

por Gabriel Santana

Publicado em 30/07/2026, às 16h04



Um dos clubes mais tradicionais da Europa teve a sua falência declarada pela Justiça da Itália, na última quarta-feira (29), por conta de uma dívida equivalente a R$ 136 milhões, e encerrou oficialmente a sua história após 114 anos de existência.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do Bnews no Youtube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A equipe do norte da Itália, Brescia, recebeu uma determinação do Tribunal da cidade para que a sociedade responsável pela equipe passe por uma liquidação judicial, pois acumulava uma dívida superior a 20 milhões de euros (R$ 136 milhões).

O processo de falência foi causado por conta de uma crise financeira severa que assombrou o clube nos últimos anos. De acordo com o ge, na última temporada (25/26), o Brescia sofreu uma punição de perda de pontos por irregularidades sobre pagamentos de salários e contribuições.

Com isso, o clube foi rebaixado para a Serie C e, sem licença para participar do futebol profissional, a sociedade do Brescia entrou em insolvência e acabou amargando a decisão decretada pelo Tribunal local. A última vez que a equipe esteve na primeira divisão italiana, a Serie A, tinha sido em 2019.

As últimas tentativas

O atual proprietário do Brescia, Massimo Cellino, ainda tentou evitar o encerramento das atividades através da tentativa de um plano de recuperação financeira, que acabou sendo rejeitada pela Justiça da Itália.

Com a falência declarada, a equipe encerrou a sua trajetória como uma das equipes mais tradicionais do futebol italiano, pela característica de conseguir revelar grandes craques italianos, como os meias Andrea Pirlo, ex-jogador e campeão da Copa do Mundo de 2006, e Sandro Tonali (atual Newcastle-ING).

O time contou com lendas históricas, como o meia da seleção italiana Roberto Baggio e o ex-jogador e atual técnico multicampeão no futebol mundial, Pep Guardiola.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}