Esporte

Futebol brasileiro passa a ter novas regras; confira quais

Divulgação
CBF adotou determinações da IFAB em todas as competições do futebol brasileiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/04/2023, às 11h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças nas regras para todas as competições regidas pela entidade em 2023 e 2024. As principais mudanças surgem nas regras de impedimento, cobranças de pênaltis - incluindo comportamento dos goleiros -, alteração no entendimento dos acréscimos, entre outros. As alterações já estão válidas deste esta terça-feira (11).

O texto foi produzido pela International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol. O conseso para alteração das regras aconteceu na 137ª Reunião Geral Anual da IFAB, sendo o documento assinado no dia 23 de março.

Confira as principais mudanças:

Regra 3: gol marcado com uma pessoa extra no campo de jogo

O novo texto indica que, se após a marcação de um gol e antes de o jogo ser reiniciado, o árbitro perceber que uma pessoa extra se encontrava no campo de jogo quando o gol foi marcado e essa pessoa interferiu no jogo, deverá invalidar o gol se a pessoa extra era um jogador, um substituto, um jogador substituído ou expulso, ou um membro da comissão técnica da equipe que marcou o gol.

Caso seja esses um dos casos, o jogo deverá ser reiniciado com um tiro livre direto da posição em que se encontrava a pessoa extra. Se a interferência for de um agente externo, o jogo deve ser reiniciado com uma bola ao chão.

No entanto, o árbitro deverá validar o gol se a pessoa extra era um jogador, um substituto, um jogador substituído ou expulso, ou um membro da comissão técnica da equipe que sofreu o gol, ou um agente externo que não interferiu no jogo.

Regra 7: duração do jogo

O árbitro poderá prolongar cada tempo para recuperar as perdas devido a: substituições; a comemoração de um gol; qualquer outra causa, incluindo o atraso significativo para o reinício do jogo.

Regra 10: advertências após o fim da partida e realização de pênaltis

A partir de agora as advertências verbais e as advertências com cartão amarelo registradas aplicadas a jogadores e membros da comissão técnica durante o jogo não se acumulam para a disputa de pênaltis.

Regra 11: impedimento

Um novo texto adicionado às regras diz que não será considerado que um jogador em clara posição de impedimento obteve vantagem quando receber a bola de um adversário que tocou intencionalmente nela, incluindo um toque de mão deliberado.

Regra 14: goleiro em disputa de pênaltis

Forçado pelo caso "Dibu Martínez", goleiro da argentina durante a Copa do Mundo, a partir de agora os arqueiros não podem mais tocar trave, travessão ou a rede do gol até que a bola tenha sido seja chutada.  A medida visa impedir que o goleiro se comporte de uma maneira que distraia o batedor de forma injusta, como também retardando a cobrança da penalidade.

Essas e outras alterações foram disponiblizadas publicamente pela CBF através do site oficial da entidade. Modificação nos protocolos do VAR, medidas disciplinares a partir de faltas e condutas incorretas, entre outros, também estão listadas no novo documento.

As novas regras já foram utilizadas nas partidas da 3ª fase da Copa do Brasil nesta terça-feira (11), e entrarão em vigor também em todas as divisões do Campeonato Brasileiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp