Esporte

INDIRETA? Presidente da Conmebol fala sobre Fair-play Financeiro em português durante sorteio da Libertadores; assista

Joilson Marconne / CBF
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, não citou nomes, mas deixou no ar que equipes problemáticas seriam brasileiras  |   Bnews - Divulgação Joilson Marconne / CBF
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

tacio.caldas@bnews.com.br

Publicado em 20/03/2026, às 16h31 - Atualizado às 16h45



A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), também conhecida pelo acrônimo Conmebol, realizou o sorteio da Copa Libertadores de América nesta sexta-feira (20). Na ocasião, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Mirassol e Palmeiras conheceram seus adversários na competição continental. Mas outra coisa chamou atenção dos torcedores brasileiros: uma fala sobre Fair-play financeiro do presidente da entidade, Alejandro Domínguez, em português.

Para falar sobre o assunto, Alejandro adotou o idioma usado no Brasil e foi enfático ao falar que Fair-play financeiro é uma garantia de pagamento de dívidas. De acordo com ele, as regras de controle da entidade é para que jogadores, funcionários sejam pagos e os clubes arquem com seus compromissos financeiros.

O Fair-play financeiro é para que, em breve, jogadores e demais funcionários recebam seus salários integralmente e em dia. E que os clubes honrem suas dívidas conforme o combinado”, disse Alejandro Domínguez, presidende da Conmebol.

Vale lembrar que, no Brasil, clubes como Grêmio, Botafogo, Corinthians e Internacional sofreram com transferban e problemas com a justiça desportiva. O Timão, inclusive, vem sendo constantemente cobrado pelo presidente do Cuiabá de uma dívida que ainda não foi quitada. Na Bahia, por outro lado, o Vitória sofreu, por muito tempo com este problema, mas atualmente está com as finanças controladas.

Botafogo questionado

Alejandro Domínguez não citou nomes. O mesmo foi feito por Chiqui Tapia, presidente da “Asociación del Fútbol Argentino (AFA)”, mas o gestor do país vizinho deu mais indicativos que quem seria o alvo das suas críticas: o Botafogo.

Recentemente um time brasileiro que pertence a uma SAF ganhou a Copa (Libertadores) e levou US$ 40 milhões para Europa. O futebol sul-americano lhe rendeu esse prêmio”, disse Tapia (Em livre tradução).

Assista ao Arena BNews da última terça-feira (17):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)