Esporte

Olimpíadas Paris: Jogos de 2024 serão os mais sustentáveis da história

Flora Metayer / Paris 2024
BNews conversou com especialista em práticas ESG, que analisou a importância da sustentabilidade nos jogos  |   Bnews - Divulgação Flora Metayer / Paris 2024
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 11/03/2024, às 20h04


FacebookTwitterWhatsApp

Os jogos de Paris 2024 serão os mais sustentáveis de todos os tempos. Esse é o objetivo do comitê organizador do evento. Todas as estratégias do maior evento esportivo do planeta estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o apoio do WWF França, do Yunus Centre e da UNICEF França.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube

Dentre os objetivos, existe a meta de entregar uma pegada de carbono 55% menor do que os Jogos Olímpicos de Londres 2012. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), existem três pilares que serão praticados nas Olimpíadas de Paris.

São eles:

  • Esporte no centro da sociedade;
  • Sociedade mais inclusiva;
  • Excelência ambiental.
Estes serão os Jogos Olímpicos de uma nova era, alimentados por 100% de energia renovável, principalmente eletricidade limpa, mas também biogás. Todos os sites serão conectados à rede pelo operador de rede Enedis e fornecidos pela EDF com eletricidade renovável proveniente de parques eólicos e solares", afirmou o príncipe soberano Albert II de Mônaco, membro do COI.

Importância da sustentabilidade nos jogos

O BNews conversou com Leana Mattei, especialista em temas relacionados à responsabilidade social e sustentabilidade. Ela explica que essas ações nos jogos fazem com que as Olimpíadas de 2024 representem um marco histórico para além do esporte.

As Olimpíadas de Paris 2024, elas representam um marco histórico que vai além do esporte, porque ela traz uma bandeira da inclusão, da paz e da sustentabilidade no conceito mais ampliado do que o conceito apenas relacionado ao meio ambiente. Então não é à toa que Paris será sede do evento pela 3ª vez e também busca realizar esse evento em alinhamento com a Agenda 2030, que é a agenda relacionada aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, ressalta Leana.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris

Leana Mattei, especialista em práticas ESG, ressalta importância dos jogos para além da sustentabilidade
Leana Mattei, especialista em práticas ESG, ressalta importância dos jogos para além da sustentabilidade - Crédito: Arquivo Pessoal

Ainda segundo o COI, Paris 2024 fará um grande esforço para ter os primeiros Jogos totalmente alinhados com o Acordo do Clima de Paris, buscando manter um legado para além das boas práticas ecológicas durante o evento esportivo. Sobre a mobilidade, será implementada uma política de transporte limpo.

Confira os principais pontos:

  • 100% dos espectadores viajando para os locais usando transporte público, bicicleta ou indo a pé;
  • Acesso gratuito aos meios de transporte de Paris para os titulares de ingressos dos Jogos;
  • Frota de ônibus com emissão zero em serviço durante os Jogos;
  • Rede ferroviária de alto desempenho da França ligando 85% das grandes cidades francesas a Paris em menos de quatro horas, também conectando Paris a muitas das principais capitais europeias;
  • Paris está localizada no coração da Europa, com muitas capitais a menos de três horas de trem ou de avião.
A gente precisa entender que as Olimpíadas de 2024 se tornam não somente um marco nos jogos, porque isso já será. A gente sabe o quanto que se movimenta de turismo, de dinheiro, de inspiração, uma série de atividades diretas e indiretas. Mas, mais do que isso, eu particularmente acredito que as Olimpíadas de Paris vão trazer um marco, um legado de referência na realização de eventos e de grandes eventos. A gente entende que eventos são uma oportunidade importantíssima de trabalhar a comunicação, inspirar pessoas e servir de guia para que outros eventos possam desempenhar práticas sustentáveis”, afirma a especialista.

Sustentabilidade na Vila Olímpica

Prédio do Brasil na Vila Olímpica
Prédio do Brasil na Vila Olímpica, à esquerda - Crédito: COB/Divulgação

Os edifícios construídos para abrigar os atletas das Olimpíadas de Paris 2024 são ecológicos, com baixa emissão de carbono, utilizando 100% de energia renovável e adotando estratégia de política de zero resíduo. A vila também conta com calçadas feitas de conchas, onde a água evapora com o calor, formando um sistema de resfriamento natural.

De acordo com o COI, além dos quartos não terem ar-condicionado, 85% dos locais de competição estão situados a menos de 30 minutos da Vila Olímpica, ou seja, menor tempo de viagem em veículos com emissão zero.

Vereador André Fraga (PV) também ressaltou a importância da sustentabilidade nas Olimpíadas
Vereador André Fraga (PV) também ressaltou a importância da sustentabilidade nas Olimpíadas - Crédito: BNews

O vereador André Fraga (PV), ex-secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, também falou sobre a importância de aliar grandes eventos às práticas sustentáveis.

As Olimpíadas são evento muito grande e que ajudam a reorganizar da dinâmica de uma grande cidade. Trazendo esse conceito, esse olhar, e inclusive em busca de um legado - que sempre se fala dos legados dos grandes eventos - sem dúvida alguma é algo que a gente percebe ou espera que de alguma forma isso aconteça, que esse legado, de fato, seja deixado nessa perspectiva de cidades mais justas e sustentáveis, mais equilibradas", afirma.

Fraga citou algumas iniciativas que foram colocadas em prática em outros Jogos Olímpicos, mas salientou que o Brasil não fez o dever de casa.

É uma alegria. Toda Olimpíada tem trazido esse debate, de que trabalha a sustentabilidade. Teve uma que usou resíduos de eletroeletrônicos para fazer as medalhas; a outra trabalhou com recuperação de mananciais, enfim. O Brasil deixou um pouco a desejar nesse aspecto, mas as últimas, principalmente em países desenvolvidos, trazem muito esse coneito. Fico feliz que a gente tenha isso na de Paris", finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp