Esporte

Sete novas regras entram em vigor no futebol

Reprodução/Premiere
Mudanças entram em vigor neste mês de julho; CBF adotou novas regras em abril  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Premiere

Publicado em 03/07/2023, às 10h44   UOL/Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A International Football Association Board (IFAB) colocou em vigor, a partir deste mês de julho, mudanças em sete regras do futebol. O UOL explica abaixo o que cada uma delas diz a partir de agora. No entanto, nas competições geridas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estas novas mudanças já estão válidas desde o dia 11 de abril. Confira todas as mudanças:

Comportamento dos goleiros em pênaltis

As provocações de Emiliano Martínez, goleiro da Argentina, durante as disputas de pênaltis na Copa do Mundo fizeram a IFAB debater e alterar a regra sobre o comportamento destes jogadores. A nova medida prevê que os goleiros devem ficar em cima da linha, frente à frente com o cobrador, sem agir de uma maneira que desconcentre ou distraia o adversário, bem como atrase a batida. Também não é permitido que esses atletas toquem nas traves ou na rede.

Acréscimos por comemoração

A partir de agora, o tempo desperdiçado durante as comemorações de gol também serão considerados pelos árbitros para a decisão do tempo de acréscimo de cada etapa da partida.

Na dúvida, cartão para o treinador

A nova regra prevê que, caso o árbitro não consiga identificar algum membro da comissão técnica ou jogador reserva que tenha cometido uma infração, o cartão deverá ser dado para o treinador da equipe.

Invasão de campo antes do gol

Caso um jogador ou membro da comissão técnica da equipe que marcar um gol esteja dentro de campo e interfira diretamente na jogada do gol, o tento deverá ser anulado e a partida reiniciada com uma falta no local onde o 'invasor' estava. Em contrapartida, se não houver interferência no lance, o gol será validado.

Em caso de um jogador ou membro da comissão técnica do time que sofreu o gol invadir o campo e interferir diretamente na jogada, o gol também será validado.

Jogador impedido recebe bola do adversário

A nova regra prevê expressamente que qualquer atacante que esteja impedido e receba uma bola de um adversário que tinha "total controle" dela, estará habilitado para jogar. O único caso ao qual isso não será aplicado se dará quando um goleiro rebater um chute adversário e a bola se oferecer para um jogador impedido. Neste caso, o lance deverá ser anulado.
Caso a arbitragem julgue que o defensor que tocou na bola não tinha total controle dela no momento em que acabou 'servindo' o adversário, o impedimento também deverá ser marcado.

Cartão vermelho em pênalti

A nova recomendação prevê que o árbitro só deve expulsar um jogador que cometeu um pênalti caso ele não tenha disputado a bola em momento algum. Se o atleta cometer a penalidade tendo mostrado qualquer tentativa de parar o lance na bola, ele não deverá ser expulso.

Árbitro assistente reserva com poder

Antes, a regra previa que apenas o árbitro, os assistentes, o quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais podiam dar suas opiniões durante a partida. Agora, o árbitro assistente reserva, que também faz parte da comissão de arbitragem, poderá participar das comunicações entre eles.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp