Esporte

Tem vaga? Veja sete jogadores brasileiros em fim de contrato na Europa

Divulgação | Juventus
Atletas terminam contrato em junho e podem acertar 'gratuitamente' com qualquer clube  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Juventus
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 02/01/2024, às 18h26 - Atualizado às 19h32


FacebookTwitterWhatsApp

O início de uma temporada no futebol brasileiro representa a metade do calendário das ligas europeias. Com isso, muitos jogadores passam a ficar disponíveis para assinar um pré-contrato e acertar 'gratuitamente' com outros clubes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A medida pode ser bastante eficiente às equipes que desejam garantir de antemão aquela contratação desejada. O acordo é firmado, pelo menos, seis meses antes do fim do contrato, mas o jogador se transfere apenas após o fim do vínculo.

Geralmente, jogadores que já tiveram grande importância no cenário internacional e que, atualmente, perderam valor de mercado ou não fazem mais parte dos planos de alguns clubes, terminam ficando disponíveis no mercado. 

O blog do Rafael Reis, do Uol Esporte, listou sete destes jogadores que, em janeiro de 2024, já podem fechar pré-contrato com algum clube. Confira:

Alex Sandro

Lateral-esquerdo titular da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, Alex Sandro não deve renovar seu vínculo com a Juventus. Aos 32 anos, o atleta já está no clube da 'Velha Senhora' há nove anos e tudo indica que não deve chegar a uma década atuando com a camisa do time de Turim. 

Alex Sandro já tenta um rompimento de contrato com o clube para esta janela. Informações preliminares apontam que o Flamengo estaria monitorando de perto a situação do experiente jogador. 

Thiago Silva

Considerado por muitos anos como um dos melhores zagueiros do mundo, Thiago Silva chegou aos 39 anos em grande forma e ainda como um dos titulares na equipe do Chelsea, com mais de 100 jogos nas últimas três temporadas.

Formado na base do Fluminense, o defensor é o sonho antigo do Tricolor das Laranjeiras, que conseguiu na última temporada repatriar o lateral-esquerdo Marcelo, e que também gostaria de contar com o zagueiro. 

Felipe Anderson

Um dos 'Meninos da Vila' da safra que revelou Neymar, Felipe Anderson não obteve o mesmo destaque do ex-colega de equipe, mas conseguiu se consolidar como um ídolo no futebol italiano, mais precisamente no tradicional time da Lazio. 

Com apenas 30 anos, o jogador tem passagem de destaque na Inglaterra, pelo West Ham, e também segue sendo o principal garçom do seu time. No entanto, uma oportunidade de brigar por títulos no Brasil pode convencê-lo a retornar para casa.

Romarinho

Um dos principais talismãs daquele time do Corinthians campeão da Libertadores de 2012, o atacante Romarinho deixou cedo o futebol brasileiro para atuar no futebol asiático, onde passou pelos Catar, Emirados Árabes e Arábia Saudita. 

Atualmente no Al-Ittihad, o brasileiro de 33 anos ainda não renovou contrato com o clube e já pode virar 'desejo de consumo' de algum clube brasileiro. Na atual temporada, foram 26 jogos, oito gols e três assistências. 

Willian

Revelado no Corinthians, o atacante Willian jogou boa parte da carreira no futebol inglês, em liga considerada como 'a mais difícil do mundo' e se firmou como um dos principais jogadores por algumas temporadas, quando atuava pelo Chelsea. 

Entre 2021 e 2022, ele foi repatriado pelo Timão, mas não obteve o mesmo sucesso, retornando ao futebol inglês para defender o Fulham, onde foi novamente destaque. Aos 35 anos, Willian ainda não acertou a extensão do seu vínculo com o clube. 

Felipe

Ídolo do Porto e do Atlético de Madrid, o zagueiro Felipe não tem tido muito sucesso desde que acertou com o Nottingham Forest, para jogar na Premier League. Com problemas físicos, ele jogou apenas 19 jogos nas duas últimas temporadas. 

Diante desse cenário, o zagueiro pode realmente pensar em um retorno ao Brasil. Diferente do que acontece na Europa, no Brasil ele ainda tem mercado para jogar em clubes da prateleira mais alta.

Allan

Há dois anos no Emirados Árabes, o volante Allan já não tem o mesmo destaque dos tempos de Napoli, Udinese e Everton. No entanto, ainda segue com atuações regulares em seu clube, o Al-Wahda.

Com o contrato perto do fim e sem ainda um martelo batido, o jogador de 32 anos pode acertar pré-contrato com algum clube e, quem sabe, retornar ao Brasil em busca de mais holofotes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp