Esporte

Vasco avança para criar uma "Sociedade Anônima"; entenda

João Pedro Isidro/Vasco
O clube alega que precisa criar uma "Sociedade Anônima" para se adaptar aos novos tempos  |   Bnews - Divulgação João Pedro Isidro/Vasco

Publicado em 21/12/2021, às 16h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Vasco deu mais um passo para montar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), tornando o time um clube-empresa. É que em sessão do Conselho Deliberativo, realizada na noite de segunda-feira (20), o presidente Carlos Fonseca ratificou o entendimento e deu prosseguimento ao processo.

Serão contratados estudos para elaboração da proposta de criação da SAF. Entre os estudos, segundo a nota divulgada pelo clube, estão a elaboração de parecer jurídico sobre a operação incluindo proposta de Estatuto Social da SAF; o detalhamento e valoração dos contratos e ativos ligados ao futebol que seriam transferidos do clube para a sociedade; a estrutura administrativa e de governança; a estrutura e receitas do clube após criação da SAF, entre outros.

A SAF é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite aos clubes constituírem empresa para operar o futebol, com regime tributário simplificado. Segundo a nota, o Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter o saneamento das finanças e a realização de investimentos no futebol.

Leia também: Bellintani revela que Bahia não renovará contrato com Gérman Conti

Sem futebol, Globo teme perder mais assinantes do Premiere; entenda

Empresa que comandou venda do Cruzeiro está de olho no Bahia; Bellintani admite conversa

Vasco se adapta

Na nota divulgada pelo Vasco, a direção argumenta que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol, "pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o Clube no mercado."

"A constituição da SAF é um passo fundamental para que o Vasco recupere a capacidade de investir no futebol e também equilibre suas finanças em definitivo. Nossa indústria vai passar por um processo inexorável de profissionalização com rápida transformação. Aqueles que se organizarem primeiro terão uma importante vantagem competitiva, principalmente um Gigante do tamanho do Vasco que é um clube nacional com potencial extraordinário. Vamos trabalhar duro para apresentar o melhor projeto do mercado", disse o presidente Jorge Salgado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp