Esporte

Vitória perde fôlego e vira alvo fácil de equipes do ‘primeiro escalão’; confira detalhes

Victor Ferreira/EC Vitória/Divulgação
Após emplacar cinco triunfos seguidos, o Vitória soma cinco derrotas para equipes do G-10  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira/EC Vitória/Divulgação

Publicado em 11/07/2023, às 06h34   Cadastrado por Pedro Moraes



“Pitbull enraivado” e “segue o líder”. Essas duas frases definiram a atmosfera entre abril e maio deste ano. A largada do Vitória no começo da Série B do Campeonato Brasileiro 2023 demonstrava que o clube aspirava a briga pelo acesso à elite rodada por rodada, porém duelos contra adversários diretos fizeram o time perder fôlego na competição.

O ‘primeiro escalão’, isto é, o G-10 da Segundona, tem clubes considerados favoritos para disputar as quatro vagas de passaporte à Série A. Entre eles, o Leão da Barra venceu apenas dois: Ceará (9°) e Botafogo-SP (10°) - ambos como visitante. Do contrário, derrotas para Vila Nova (1°), Criciúma (2°), Mirassol (6°), Juventude (7°) e Guarani (8°) prejudicaram a possibilidade de se manter no topo até a 16ª rodada. 

Ainda assim, nas próximas duas rodadas, para fechar os embates contra as 10 primeiiras equipes colocadas da tabela geral de classificação, o Rubro-Negro terá pela frente Novorizontino (4°) e Sport (3°). O primeiro adversário será no próximo domingo (16), às 18h, dentro de casa, enquanto o segundo três dias depois, às 21h30, no Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Em resumo, o time do técnico Léo Condé perdeu 15 dos 21 pontos disputados. O detalhe é que, com apenas mais sete deles, agora, estaria na liderança do torneio. Quando o recorte é os últimos cinco confrontos, o aproveitamento é mais prejudicial: um triunfo em cinco jogos feitos.

Gordura queimada

Ponte Preta, ABC, Londrina, Botafogo-SP e Ceará foram adversários facilmente ‘batidos’ pelo Vitória. Dentro ou fora de casa, a equipe não sofreu gols e teve uma média de 2,6 tentos por partida. Diferentemente dessa arrancada, nas últimas cinco partidas, em nenhuma a equipe passou ‘limpa’. 

No total, acumulou média de 1,2 gols por jogo. Acima de tudo, o último resultado positivo do Leão da Barra aconteceu no dia 28 de junho. Como mandante, o time venceu o Sampaio Corrêa, por 2 a 1, em confronto válido pela 14ª rodada.

Nova arrancada

Após levantar questionamentos na torcida rubro-negra, o Vitória já tem que mostrar serviços daqui a cinco dias. Sem muito tempo para respirar, o Leão terá uma nova chance de voltar ao G-4. Isso porque apenas dois pontos o separa do Novorizontino, adversário da próxima rodada, o que figura como oportunidade ideal para recolocar o "colossal" rumo à elite. 





Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp