Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: a postura de Rui Costa

Divulgação
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no BNews  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/11/2022, às 09h30 - Atualizado às 10h59   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

.

A postura de Rui Costa

Olhar firme, sorriso equilibrado, gestos sóbrios. O governador Rui Costa imprimiu autoridade durante a recente inauguração do Centro de Educação, Inovação e Formação da Bahia, Ceeinfor, no bairro do Cabula. O evento ocorreu antes das eleições.  Não houve espaço para coreografias do TikTok, nem abraços calorosos, que naturalmente rendem mídia. O equipamento, que contará com gerência da Secretaria Estadual de Educação, fica instalado em 44 mil m2.

.

Briga política ou mágoa antiga?

Segundo a psicanalista Sheyna Vasconcelos, “o voto que representou uma não concordância familiar acabou canalizando desavenças anteriores que estavam adormecidas”. Existe ainda aquela figura que se alimenta de conflitos, um caso mais difícil de administrar. A consequência pode ser um sofrimento psíquico intenso para todos os envolvidos. “É importante que a família dialogue sobre outros assuntos, outras atmosferas”, complementou. E tempo! Os ânimos tendem a se acalmar, desde que as pessoas não fiquem retroalimentando suas narrativas.

.
A psicanalista Sheyna Vasconcelos

Fantasia sexual

No sexo, vale tudo desde que os envolvidos estejam dispostos e com vontade de fazer. Mas, algumas fantasias podem soar estranhas, inusitadas ou até inconcebíveis. A sexóloga e psicóloga Mayara Magalhães sinaliza que “se for algo que não vai te fazer bem ou te agrida de alguma forma, não deve ser feito”. Entre quatro paredes, cada um tem seus limites e isso deve ser respeitado. A profissional ainda alerta que cruzar essa linha para agradar o outro, pode ser um caminho sem volta, inclusive para o relacionamento.

.
Mayara Magalhães, sexóloga e psicóloga

Ivete na Bienal

Presença confirmada na Bienal do Livro, que começa nesta quinta-feira (10), Ivete Sangalo demonstra atenção aos movimentos culturais e de educação da Bahia. A cantora participa de um bate-papo no primeiro dia do evento, às 19h, com a escritora Bárbara Carine para falar sobre a relação entre pais e filhos nos dias de hoje. A Bienal acontece de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador. Ingressos podem ser comprados neste site.

.

4 mil mamografias gratuitas

A partir deste mês, mulheres entre 40 e 70 anos poderão fazer exames de mamografia gratuitamente no Grupo CAM/Oconclínicas. A iniciativa faz parte do projeto @seioquecuido, da mastologista Carolina Argolo. Em caso de diagnóstico positivo, as mulheres serão encaminhadas para acompanhamento no Hospital Aristidez Maltez. Esse foi o segundo ano da campanha, que, no ano passado, doou 1.100 mamografias, com detecção de diagnóstico positivo para o câncer de mama em 2% dos casos. Os exames já podem ser marcados pelo telefone 3512-8600.

.
A mastologista Carolina Argolo

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A collab que deu certo

A Alend (@alendoficial) e o Allê Varanda Bar promovem, nesta quinta-feira (10), mais uma ação em parceria. O lançamento da nova linha da Alend “Verão Suave” e o evento de abertura do verão “Allê Golden Summer”, acontecem ao mesmo tempo, a partir das 16h, no Carmo. Moda, gastronomia e o pôr do sol foram as escolhas dos sócios para conceituar o momento. Vanessa Kiki está à frente da Alend e explica que a nova linha “será uma mistura de cores, sabores e sensações que prometem uma experiência inovadora”. A playlist está sendo escolhida à dedo e ficará a cargo do DJ Santz.

.
Nova linha da Alend

Gravidez e prisão de ventre

Estima-se que a prisão de ventre atinja cerca de 40% das mulheres grávidas. “A progesterona, hormônio que se encontra elevado na gravidez, parece ter efeito sobre a motilidade intestinal, diminuindo-a e retardando o trânsito intestinal”, explica a coloproctologista Glícia Abreu. A médica sinaliza ainda que a ingestão de frutas e verduras, bem como a suplementação com fibras e adequada ingestão de líquidos é a recomendação inicial mais adequada.

.
A coloproctologista Glicia Abreu

Cursos gratuitos na área de saúde

O Monte Tabor, Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, oferece, por meio do Centro de Educação Profissional Ludovica, cursos gratuitos de capacitação profissional. São cursos nas áreas de atendente de farmácia, atualização em hemodiálise, atualização em UTI, auxiliar de classe, copeiro dietista, cuidador de idosos e recepcionista. Mais informações podem ser obtidas neste link, ou por meio do Whatsapp (71) 9 9726-0077 ou do telefone (71) 3409-8130, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

.

Quer ajudar e não sabe como?

Um grupo de voluntários vai promover uma tarde de autocuidados para as mães da ONG Abraço a Microcefalia, no dia 18 de novembro, a partir das 13h. A iniciativa faz parte do projeto de extensão da professora Andréa Padovani, da UNINASSAU. Música ao vivo e aulas de dança estão entre as atividades. Se você tem interesse em participar da iniciativa, entre em contato com esta coluna.

.

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp