Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: Transalvador, avise o morador

Reprodução
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/12/2022, às 09h05   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

Transalvador, avise o morador

.
Transalvador peca na comunicação com o soteropolitano

Após inúmeras tentativas de diálogo com a Transalvador, que bloqueia a rua no sentido de quem vem do Morro do Ipiranga para o Cristo, durante a realização de eventos, moradores da região estão agora pedindo socorro à imprensa. “Como não há um comunicado sequer, com a antecedência necessária, somos pegos de surpresa e, ao descer a rua, nos deparamos com gelos baianos ou cones. Precisamos, então, voltar na contramão”, desabafou uma moradora.

Janja na Diplomação: look não favoreceu

.
Look de Janja não a favoreceu

Embora tenha acertado na sintonia do branco-paz com o verde-esperança, cores da bandeira, a nova primeira-dama do Brasil, Rosângela Silva, apresentou uma composição que não lhe favoreceu. Durante a cerimônia de diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, 12, que aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral, Janja apostou numa saia midi em tom de verde, nem musgo, nem pastel. Intermediário. Maravilhoso! Escolheu uma modelagem de corte reto com fenda lateral. Linda! O que não casou bem foi a composição. O conjunto da obra. O blazer de modelagem “oversized”, maior que a convencional, apesar do toque social, não valorizou sua silhueta, ao sobrepor a saia. A blusa de gola mais alta por baixo deste blazer, especificamente, também não caiu bem, pesou. As peças são da marca Misci, com lojas nos bairros nobres de São Paulo.

Dia dos cegos comemorado com ações importantes

.
Data foi criada em 1961

Nesta terça, 13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e da protetora dos olhos, Santa Luzia. A data, criada em 1961, tem o intuito de mostrar à sociedade quais os maiores desafios enfrentados pelos deficientes visuais no dia a dia, que vão desde a acessibilidade à comunicação. Para comemorar a data, a equipe do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) trará para o Salvador Shopping dinâmicas com os times de goalball e de futebol de cegos do Instituto. Além de ser um ponto de encontro para experiências sensoriais, no stand, os visitantes também podem conferir alguns produtos sociais, com renda integralmente revertida para a construção do novo Centro Médico Oftalmológico. A novidade fica por conta dos azulejos decorativos, com duas versões de estampas, por R$ 25,00 a unidade, se tornando uma excelente opção para quem gostaria de aproveitar o fim de ano e presentear alguém, além de colaborar com a expansão dos serviços do ICB. A ação faz parte da campanha de doações para ampliação da capacidade de atendimento da instituição.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Tour particular por Salvador

.
Tour antropológico tem duração de 4 horas

Entre as 15 melhores atrações de Salvador para visitar, pelo Trip Advisor, está o tour particular antropológico, com duração de 4 horas. É possível visitar o Pelourinho, centro da história africana na cidade, e conhecer o Museu Afro-Brasileiro. Depois, continuar até a famosa feira de São Joaquim, fundada por africanos escravizados, hoje o maior mercado a céu aberto da cidade. Pode-se incluir, ainda, uma tradicional feijoada no restaurante de uma família com 50 anos de história na comunidade do Garcia. Pra fechar com chave de ouro, é recomendável seguir até a praia do Rio Vermelho para ver o altar em reverência a Iemanjá, orixá das águas salgadas. O tour custa a partir de R$ 423,91.

Inclui
* Veículo com ar-condicionado
* Recepção e desembarque no hotel
* Entrada – Igreja e Convento de São Francisco
* Entrada – Catedral Basílica
* Entrada – Elevador Lacerda

Não inclui
* Alimentos e bebidas
* Todas as taxas e impostos
* Entrada – Farol da Barra

Vocês conhecem uma babá de gatos?

.
Novidade para os gatinhos e seus tutores

Os amantes do universo canino podem passar por situações bastante desafiadoras quando decidem ter um gato na família. Foi o caso desta colunista que vos escreve. No começo, eu não entendia a forma de Charlotte, a gata persa, brincar, pedir carinho. Muitas vezes, me assustava. Mas, a sua doçura junto à minha persistência em cativá-la foi nos aproximando. Hoje, aos finais de semana e durante as férias, tenho contratado o serviço de Duda Catsitter, babá de gatos, que me ensina muito sobre como entretê-la e, também, respeitá-la nos seus momentos de introspecção. Duda atua como “cat sitter” desde 2013, quando ainda trabalhava numa clínica veterinária.


Amigo secreto pede empatia

.
Confiram essas dicas antes de comprar os presentes

Antes de escolher o que presentear no amigo secreto da família ou entre amigos, vale exercitar a empatia. Dei um Google e encontrei o seguinte: “Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.” Então, é preciso imaginar o que essa pessoa gostaria de receber. Ou precisa receber. Por favor, livre-se da avareza. Presenteie com generosidade, especialmente aqueles que merecem. Isso não significa dar presentes caros, mas significativos. Seja generoso no valor do produto, não necessariamente no preço. E um cartão para acompanhar é sempre bem vindo. Por fim, tudo hoje envolve sustentabilidade, utilidade, funcionalidade! Presentes assim são a cara dos tempos atuais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp