Geral

Prefeitura já deu auxílio a 43 famílias desabrigadas em Massaranduba

Publicado em 16/01/2015, às 06h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As cerca de 50 famílias que ficaram desabrigadas após um incêndio que atingiu dezenas de barracos na localidade de Baixa do Petróleo, no bairro de Massaranduba, na Cidade Baixa, já contam, desde ontem (14), com o auxílio da Prefeitura. Os moradores estão recebendo cestas básicas, colchões, cobertores, material de higiene e, principalmente, abrigo provisório. Além disso, uma equipe de técnicos foi destacada para o local, com o objetivo de orientar e cadastrar as famílias desabrigadas que receberão aluguel social, no valor de R$ 300 por mês, por tempo indeterminado, até que seja encontrada uma solução definitiva para a questão, sob a responsabilidade do governo do estado.
Enquanto buscam por ajuda, os moradores da comunidade são recebidos, provisoriamente, no Centro Social Mangueira, uma escola conveniada com o município, localizada na Travessa Rubem Amorim, em Massaranduba. Algumas famílias passaram a primeira noite no colégio, mas deixaram o local após conseguirem abrigo na casa de parentes, de acordo com lideranças comunitárias. Conforme explica Jorge Luís Teixeira, funcionário do Centro Social, diversas famílias procuraram abrigo no local após o ocorrido. "Cerca de 150 pessoas chegaram aqui durante a noite. A Prefeitura providenciou jantar e acomodações para todos. Logo cedo, a maioria deste pessoal saiu daqui em busca de um novo lugar para morar", disse. 
Atento à situação, o secretário de Promoção Social, Esportes e Combate à Pobreza, Henrique Trindade, afirmou que a Prefeitura seguirá prestando assistência às famílias enquanto for necessário. "Todos os nossos esforços estão concentrados em socorrer os desabrigados de Massaranduba. Além do atendimento emergencial, os moradores podem ficar cientes de que vamos disponibilizar, diariamente, equipes para realizar o cadastramento das famílias para receberem o aluguel social. A Prefeitura está à disposição da população, com o objetivo de garantir o atendimento da melhor forma possível".
Segundo informações da secretaria, 207 pessoas de 43 famílias foram atendidas até agora. Todas receberam kits familiares, que contam com alimentos, colchões, cobertores, travesseiros e produtos de higiene pessoal. A equipe da Prefeitura disponibilizada para prestar atendimento aos desabrigados conta com assistentes sociais, psicólogos e educadores.
O incêndio - O incêndio, ainda de causas desconhecidas, teve início por volta da 1h30 de quarta-feira. As primeiras informações dão conta de que o fogo atingiu cerca de 40 barracos, deixando pouco mais de 40 famílias sem ter onde morar. Felizmente, ninguém saiu ferido. De acordo com o líder comunitário de Massaranduba Uelinton Alves Dias, mais conhecido como "Maestro Redonda", poucos moradores ainda conseguiram recuperar alguns pertences, mas a grande maioria perdeu tudo o que possuía.
"As pessoas perderam móveis, roupas, eletrodomésticos. Tudo mesmo. De manhã, algumas famílias ainda apareceram por aqui, na tentativa de encontrar alguma coisa intacta, mas o fogo levou tudo o que eles tinham", lamentou. O líder comunitário ressaltou ainda a importância e a celeridade da Prefeitura, tanto no socorro às vítimas, como nos serviços humanitários prestados de imediato. "O trabalho da Prefeitura por aqui está sendo de primeira. Desde a quarta-feira já sentimos a presença deles na comunidade. Ninguém ficou desamparado. Quem procurou o Centro Social teve acesso a comida, água, roupas e um lugar para dormir", pontuou.
Publicada no dia 15 de janeiro de 2015, às 17h44

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp