Geral

Capital e interior têm redução de queimados no São João

Publicado em 27/06/2011, às 09h41   Redação Bocão News



Este ano durante o festejo de São João, o número de feridos caiu para 75% em relação a 2010. Entre os dias 23 e 26 de junho foram 79 atendimentos na unidade de saúde no município. Em 2010, foram 320. Aprovado o projeto de Lei de nº 28/201, que disciplina a polêmica guerra de espadas em Crus das Almas, localizada a 146 km de Salvador, deu resultado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), este ano, 79 pessoas deram entrada na Unidade de Queimados do Hospital apenas em Cruz das Almas, todos os casos de baixa gravidade. Apenas dois pacientes foram transferidos para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) para se submeter a uma melhor avaliação.

No mesmo período do ano passado, 320 pessoas foram atendidas no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal de Cruz das Almas vítimas de queimaduras e explosão de bombas. Já o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) havia registrado nove entradas de queimados no mesmo período.

O Ministério Público Estadual (MPE) impetrou um pedido na justiça, no último dia 16, solicitando a suspensão do movimento popular. Na véspera do festejo, o recurso impetrado pela prefeitura foi negado pelo Tribunal de Justiça (TJ). Ainda assim, muitas pessoas driblaram a fiscalização e desrespeitaram a medida judicial. Por isso, apesar da redução significativa, o número de queimados ainda é considerado alto.

Em Salvador - segundo dados da Sesab, o Hospital Geral do Estado (HGE), foram 103 atendimentos de pacientes vítimas de queimaduras e explosão de bomba entre o último dia 22 e manhã desata segunda-feira. Desse total, 41 atendimentos foram decorrentes de queimaduras em geral, sendo 14 relacionados diretamente com os festejos juninos.

No caso de explosão de bomba, foram 62 atendimentos, com 33 destes pacientes encaminhados para o Serviço de Cirurgia de Mão do HGE, com lesões mais graves. Dos pacientes atendidos no HGE durante o período de São João, 38 já receberam alta hospitalar.

Segundo o médico André Luciano Andrade, diretor geral do HGE, crianças com idade até 10 anos concentraram a maioria dos atendimentos relacionados com o festejo junino. Ainda segundo André Luciano, a maioria dos pacientes atendidos na unidade é de Salvador e Região Metropolitana.       

No ano passado o HGE atendeu 111 ocorrências, sendo 57 casos de queimaduras e 54 de explosão de bomba.No Serviço de Cirurgia de Mão do HGE, durante todo o mês de junho do ano passado, foram atendidos 41 pacientes com lesões provocadas por fogos de artifício.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp