Geral

Descaso com a Igreja de Monte Serrat

Imagem Descaso com a Igreja de Monte Serrat
Parte do templo foi ao chão e nenhum órgão estipulou data para recuperação do patrimônio histórico  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/12/2010, às 09h54   Redação Bocão News



Ainda não foi recuperado o alpendre da Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, na Ponta de Humaitá, que foi ao chão no último dia 16. Por pouco, o desabamento não terminou em tragédia. De acordo com testemunhas, antes do acidente um grupo de crianças brincava embaixo do local. Além disso, a instalação também serve de abrigo para moradores de rua.


Um dia após o ocorrido, técnicos da Defesa Civil e responsáveis do Mosteiro de São Bento visitaram o local e disseram que a estrutura da construção não foi abalada. Entretanto, nenhum órgão deu previsão de quando o alpendre será recuperado.


Também não foi emitido nenhum laudo para comprovar as razões do desabamento, mas moradores da área acreditam que, além da falta de manutenção, o salitre e as bombas usadas por pescadores contribuíram para a queda de parte do templo católico.

A Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat é um dos principais cartões postais de Cidade Baixa. Ela foi construída no final do século XVI e desde 2006 é tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).

Foto enviada pelo leitor e amigo Gustavo Lenz

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp