Geral

Secretário da Infraestrutura diz que Salvador não está "em emergência"

Imagem Secretário da Infraestrutura diz que Salvador não está "em emergência"
Em dois dias de chuvas, codesal registra 52 ocorrências e Centel uma morte  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/01/2013, às 17h27   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

Alagamento de imóvel, ameaça de desabamento, de deslizamento, infiltração e trânsito caótico. Foram feios os dois de chuvas intensas no primeiro mês de 2013 em Salvador. A população, já castigada dos anos anteriores com uma gestão de abandono e descaso, agora tem que se virar como pode devido aos alagamentos em bairros onde a situação é precária. Vale andar de bicicleta pelo passeio, tentar escoar a água com uma vassoura e desviar dos buracos a qualquer custo.





Na conta da prefeitura já consta, além de 52 ocorrências na Codesal, uma morte. Segundo informações da Central de Polícia (Centel), duas pessoas foram arrastadas por uma enxurrada e caíram no rio Camurujipe, nas proximidades da Estação de Transbordo do Iguatemi, na noite de quarta-feira (23). Uma vítima chegou a ser salva pelo Samu e a outra foi encontrada na manhã desta quinta-feira (24). Já a Codesal contabilizou 39 chamados no último dia 23 e mais 13 ocorrências apuradas até as 10h30 da manhã de hoje. Mas, de acordo com as informações do secretário Paulo Fontana, da Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, Salvador ainda não se encontra em estado de emergência. “Emergência é quando você vê desastres naturais acontecendo. Terremotos, desabamentos em série, enchentes de rua, como aconteceu em Iaçu, por exemplo. Chuva de 80 mm em 2h é estado de emergência. Em Salvador foi de 50 a 80 mm nos dois dias”, explica.



No entanto, o secretário reconhece que em alguns locais, há a necessidade de prevenção emergencial. “Nós estamos iniciando um trabalho de limpeza de canais, mas ainda não tivemos nenhum contrato assinado para começar as obras. Eu sei que tem canais, como o Passavaca e o Trobogy, no bairro da Paz, que precisam ser limpos com urgência, mas eu não posso fazer nada sem licitação”, diz Fontana, que aguarda a conclusão das concorrências já lançadas. “Os resultados devem sair de 15 a 20 de fevereiro. Tem canal em Salvador sem limpeza há nove anos. São 256 no total e eu tenho 32 deles que são importantíssimos e que precisamos dar mais atenção e prioridade. Mas, ainda dependo das licitações”, admite.



No último dia 22, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), divulgou o investimento de R$ 14 milhões em obras de limpeza de canais que devem evitar inundações. Além disso, estão previstas 600 encostas a serem levantadas na cidade e 115 estão em fase de projeto. Enquanto nada sai dos papéis, resta ao soteropolitano amargar os dias de chuva, enfrentando a demora dos ônibus, o trânsito intenso, os alagamentos e nos piores casos, sofrer a ameaça de um desabamento ou deslizamento de terra.

Matéria originalmente publicada às 11h16 do dia 24/01. 

*As fotos são de ruas da Cidade Baixa


Confira galeria completa de imagens

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp