Geral

Porto de Aratu vai a leilão

Imagem Porto de Aratu vai a leilão
Área poderá ser arrendadas pela iniciativa privada nos próximos meses  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/02/2013, às 15h38   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Porto de Aratu, em Simões Filho, poderá ser arrendados pela iniciativa privada nos próximos meses. A área deve ser licitada dentro das condições previstas pela Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos - atualmente em tramitação no Congresso.

A licitação faz parte do plano do governo federal de atrair investimentos de R$ 54,2 bilhões até 2017, com o intuito de reduzir o preço do frete no país. Da lista de 159 terminais, incluindo 42 novos, há áreas de arrendamento no Porto de Santos, por exemplo, que serão licitadas ainda neste semestre.

O porto baiano está incluso no segundo bloco de arrendamentos, assim como os demais do Nordeste. Ainda não se sabe quando serão licitados. Ao todo, foram listadas nove áreas, sendo quatro delas com disponibilidade imediata e outras cinco entre 2014 e 2017.

A MP 595 deverá ser analisada até o dia 17 de março, quando começa a trancar a pauta. A matéria recebeu 646 emendas no Senado e será analisada por uma comissão parlamentar mista, que deve ser instalada nos próximos dias.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu na segunda (18), no Palácio do Planalto, junto com o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, representantes de entidades patronais. Os empresários pediram que o governo mantenha o “princípio” que rege a Medida Provisória 595, publicada em dezembro de 2012, que estabelece nova legislação para os portos.

Os empresários dizem que o texto da medida provisória deve sofrer ajustes, mas que a Casa Civil tem se posicionado no sentido de não alterar a parte que mais lhes interessa. São regras para que portos privados possam funcionar independente de carga própria. Os empresários acham que, com maior concorrência e competitividade, haverá aumento da eficiência e redução dos custos dos fretes.

A lista completa dos portos marítimos organizados passíveis de receber novos recursos da iniciativa privada foi divulgada na segunda-feira (18) pela Secretaria de Portos da Presidência da República.


*Nota publicada originalmente às 09h10 do dia 19/02.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp