Geral

ONU investe no combate à violência em Itinga

Imagem ONU investe no combate à violência em Itinga
Agências atuarão com diversas estratégias complementares, sempre com foco nos jovens vulneráveis  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/02/2011, às 20h07   Redação Bocão News



Representantes de quatro agências da ONU se reuniram com líderes comunitários, sociedade civil organizada, representantes das polícias, do Ministério da Justiça e da Prefeitura de Lauro de Freitas para debater as ações sócio-educativas que serão implementadas em Itinga.

Nesta quinta (17), a equipe da ONU entrou em campo realizando entrevistas com lideranças e moradores de Itinga, para concluir a etapa de diagnóstico, trabalho que segue até sexta (18).

A iniciativa faz parte de projeto Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras, que prevê um investimento de U$ 6 milhões 
doados pelo governo espanhol, que contempla, além de Lauro de Freitas, as cidades de Vitória (ES) e Contagem (MG).

As seis agências da ONU envolvidas no projeto (PNUD, OIT, UNDOC, UNICEF, UNESCO, UN-HABITAT) atuarão com diversas estratégias complementares, sempre com foco nos jovens vulneráveis à violência. A gerente do PNUD, Érica Machado, salientou que a verba será aplicada até 2012 e não poderá ser utilizada em obras. “Nosso foco é desenvolver capacidades”, frisou. 

O repasse dos recursos será feito diretamente às entidades envolvidas. A ONU vai lançar editais para selecionar os projetos que serão implementados. “O primeiro edital será divulgado nos próximos 30 dias para ações de combate e prevenção às drogas”, informa o representante da UNODC, Gilberto Duarte.

Entre as ações, foi apresentado o Curso de Segurança Cidadã, que terá 40 horas e será oferecido para 40 pessoas. Deverão participar representantes de secretarias municipais, dos conselhos de segurança, do próprio comitê do projeto, de ONGs, além de liderança e pesquisadores.

O requisito é ter disponibilidade, já que é necessário se dedicar uma semana inteira, e poder replicar o conhecimento. O curso será realizado de 25 a 29 de abril. Pelo mundo, cerca de 1500 pessoas já foram formadas. 

Outra estratégia a ser implantada em Itinga é o Mérito Juvenil, tecnologia social inglesa, criada em1956 pelo Duque de Edimburgo e que é aplicada em 132 países, que busca estimular o jovem de 14 a 24 anos a desenvolver suas habilidades através de diversas atividades com foco na auto-estima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp