Geral

MP quer impedir cobrança de direitos de transmissão para rádios na Copa

Publicado em 30/01/2014, às 06h12   Portal Imprensa


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal de Novo Hamburgo (RS) iniciou um processo contra a cobrança dos direitos de transmissão da Fifa às emissoras de rádio na Copa do Mundo de 2014. Segundo o procurador público, Celso Tres, as rádios que quiserem cobrir os jogos durante o Mundial a partir da transmissão da televisão ("off tube", como é chamado), não podem ser cobradas por direitos de transmissão como as TVs, pois isso indicaria censura.

Segundo o portal Bonde, o MPF sustenta que a cobrança dos direitos de transmissão cerceia a liberdade da comunicação social e que o futebol é patrimônio cultural brasileiro, sendo obrigatório a transmissão dos jogos da seleção em televisão aberta e gratuita.

"Chegou-se ao absurdo de ser vedado qualquer referência noticiosa dos acontecimentos, traduzindo-se em censura sob a forma de cobrança, lembrando os sombrios 'anos de chumbo', ditadura padecida pelo Brasil a partir de 1964. Mesmo nesse período, a radiofonia esportiva exerceu livremente o jornalismo", diz o texto do processo.

Com informações do Portal Imprensa. 

Publicada no dia 29 de janeiro de 2014, às 18h44

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp