Geral

Carga radioativa é furtada e governo faz pronunciamento; confira

Ilustrativa / FreePik
Carga radioativa é furtada e governo levanta alerta sobre perigo  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 05/07/2024, às 15h50



Uma carga com conteúdo radioativo foi roubada, na segunda-feira (1°), na zona leste de São Paulo, e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) alertou a sociedade sobre os perigos dos materiais radioativos.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De acordo com os relatos, o veículo furtado era da empresa Transporte MEDICAL ALD, uma fonte geradora de radiofármacos foi roubada. "Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) essa fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente", dizia a nota publicada por Alessandro Facure, Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS/CNEN).

No momento, a polícia está trabalhando para a recuperação do material e identificação dos responsásseis para proteger a população dos riscos causados pelo aparelho, após a abertura do boletim de ocorrência.

No entanto, de acordo com a nota, o motorista também teria sua parcela de culpa no furto do veículo. “Consta que, por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite, o veículo foi furtado”, revelaram.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)