Geral

Censo 2022 começa nesta segunda(1º); confira questionários e horários de visitas

Reprodução/Agência Brasil/Tomaz Silva
A estimativa é que sejam visitados 89 milhões de endereços  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil/Tomaz Silva

Publicado em 01/08/2022, às 13h00 - Atualizado às 13h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A coleta domiciliar do Censo 2022 começa nesta segunda-feira (1). Durante o processo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

O objetivo do projeto é detalhar a realidade dos brasileiros, além das principais características socioeconômicas de quem mora no país, como a idade, sexo, cor, religião, escolaridade, renda, saneamento básico, entre outros.

Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terra índigenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas. O custo de operação é de R$ 2,3 bilhões.

O Censo deste ano vem para substituir o que não foi realizado em 2020 por causa da pandemia. Em 2021, o orçamento federal não trouxe os recursos necessários para sua condução.

Segundo o órgão, no final deste ano será possível ver os primeiros resultados do Censo 2022. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. As visitas devem ser feitas em horário comercial. Além disso, os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.

O questionário básico traz os seguintes questionamentos: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio e mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Além da coleta presencial e do autopreenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone. O cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Se escolher pela internet, o informante receberá um e-ticket, com validade de sete dias.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp