Geral

Decisão de manter acesso acontece após um pedido de emergência do governo Joe Biden

Divulgação
Decisão de manter acesso acontece após um pedido de emergência do governo Joe Biden  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/04/2023, às 19h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Suprema Corte dos Estados Unidos (EUA) decidiu manter, nesta sexta-feira (21), o acesso das mulheres a pílulas abortivas no país. A decisão acontece após um pedido de emergência do governo Joe Biden para manter a aprovação da substância mifepristona. A "Food and Drug Administration" (FDA) - agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA - sofre com contestações da regulação atual.

O método à base de mifepristona é considerado o mais comum para aborto no país e é considerado seguro e eficaz pelos reguladores e especialistas. No entanto, mesmo liberado, as contestações de organizações civis contrárias ao aborto, chegaram ao tribunal e a decisão de derrubar o litígio judicial "Roe versus Wade", aconteceu em junho de 2022, que permitiu que mais de 12 Estados americanos proibissem o aborto completamente.

A substância mifepristona é utilizada por mulheres que procuram abortar nas primeiras 10 semanas sem passar por procedimento cirúrgico mais invasivo.

A FDA facilitou os termos de uso da pílula ao longo dos anos, incluindo a permissão para que ela seja enviada pelo correio em Estados onde o acesso é permitido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp