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Denúncia: Funcionários terceirizados de empresa de limpeza reclamam de falta de pagamento dos benefícios

Divulgação/ site Brasanitas
"Nunca recebi ticket alimentação, insalubridade e nem salário família", diz a funcionária  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ site Brasanitas

Publicado em 27/02/2022, às 06h00   Karine Pamponet


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A trabalhadora e mãe de família, que prefere não se identificar, denuncia a empresa Brasanitas pela falta de pagamento dos benefícios aos quais tem direito como profissional de carteira assinada. Ao BNews, ela relatou que não tem recebido ticket alimentação, insalubridade e salário família.

Segundo a denunciante, ela trabalha como auxiliar de serviços gerais em uma fábrica no Complexo do CIA, região metropolitana de Salvador. Apesar do recebimento do salário ser feito em dia, a insatisfação relatada é a falta do pagamento dos benefícios. “Tenho um filho de 9 anos e já trabalho há mais de um ano numa fábrica como terceirizada. Nunca recebi insalubridade, Ticket alimentação e nem o salário família. Todos os documentos do meu filho foram entregues ao RH da empresa mais de uma vez”, diz.

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Assim como ela, cerca de 12 colegas que atuam nessa mesma fábrica estão na mesma situação. “Já fizemos reclamação com a sede de São Paulo, falamos com o nosso supervisor e RH aqui em Salvador e nada foi resolvido”, acrescenta.

De acordo com o site da previdência social, o salário família, que é o item mais questionado pela denunciante, é um benefício do INSS pago ao empregado formal, inclusive doméstico, para cada filho menor de 14 anos ou em qualquer idade caso apresentem alguma deficiência. O funcionário, cujo salário não ultrapasse o teto de R$1.655,98, recebe por filho comprovado através de documentação como certidão de nascimento, o valor de R$ 56,47 em contracheque por mês.

“Depois de inúmeras reuniões com o gestor da Brasanitas aqui de Salvador, ficou acertado no início deste ano, que receberíamos o salário família. Mas, sem o retroativo. O que é injusto pois todos os documentos de meu filho foram entregues quando assinei o contrato com eles”, reclama a fonte que prefere se manter em anonimato com receio de represálias. “Um colega que fez queixa para a unidade de São Paulo foi demitido logo depois pois se identificou”, acrescenta.

Sobre o ticket alimentação, a funcionária terceirizada diz que também nunca recebeu. “Por sorte no local onde trabalho tem refeitório e não nos cobram o almoço”. Ainda segundo ela, a falta do ticket já foi motivo de queixas para o RH da fábrica. “Quando reclamamos aqui na fábrica eles falaram que pagam todos os benefícios em contrato com a Brasanitas”, ressalta ela que questiona o porque da empresa não repassar aos funcionários se existe a cobrança prevista em com a fábrica.

A Brasanitas é uma empresa há 60 anos no mercado cuja atuação na Bahia se dá nas áreas de limpeza e conservação. Hoje, atende cerca de 700 contratos entre fábricas, shoppings e o metrô. Com sede em várias cidades brasileiras, o escritório de Salvador funciona na Avenida Tancredo Neves.

À equipe do Bnews, o gestor da Brasanitas na Bahia, Luis Marcelo Silva, recebeu com surpresa a informação da denúncia. “Não é uma prática da empresa o não pagamento de todos os direitos do trabalhador. Temos uma equipe de RH que cuida de todas essas questões e possivelmente, o atraso de algum benefício pode ocorrer pela não entrega documental necessária”, afirma Luis.

“Nosso maior patrimônio são os nossos funcionários já que oferecemos serviços. Tenho que ter pessoas felizes com o trabalho para realizar um serviço de qualidade”, conclui o gestor da empresa na Bahia.

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