Geral

Equipe de reportagem do jornal Estadão é agredida durante cobertura no litoral de SP

Divulgação/ Pref. de São Sebastião
Repórteres estavam cobrindo desastre  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Pref. de São Sebastião

Publicado em 22/02/2023, às 07h08 - Atualizado às 07h08   FolhaPress


FacebookTwitterWhatsApp

Uma repórter e um fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo foram agredidos nesta terça-feira (21) por um grupo de moradores de um condomínio de luxo em Maresias, em São Sebastião (SP), enquanto cobriam os desdobramentos das chuvas no litoral norte. Os agressores seriam residentes do condomínio Vila de Anoman, conforme reportagem do jornal.

A jornalista Renata Cafardo, 45, disse à Folha que ela e o repórter fotográfico Tiago Queiroz, 46, registravam a cheia e os prejuízos em condomínio da região, quando um grupo passou a atacá-los, os chamando de "comunistas" e "esquerdistas".

Segundo a reportagem, um agressor obrigou o fotógrafo a apagar imagens que ele tinha tirado dentro do condomínio. A entrada dos jornalistas no local havia sido autoriza, aponta o jornal.

Um dos homens do grupo tentou arrancar a câmera fotográfica de Queiroz. Foi nesse momento que Cafardo avisou que estava filmando a confusão.

Ainda segundo o jornal, o homem teria ficado tentando tomar o celular da mão dela. O morador então empurrou a repórter, que caiu em uma poça de lama.

Renata Cafardo classificou a situação como "agressão absurda". "É lamentável, mais uma vez, ver profissionais agredidos no momento em que cumprem sua missão de apurar e informar. Esse impulso malsão é uma terrível marca do nosso tempo e precisa ser denunciado sempre que aflorar", afirmou o diretor de Jornalismo de O Estado de S. Paulo, Eurípedes Alcântara.

Até o momento, o temporal que atingiu o litoral norte registrou a morte de 46 pessoas, sendo 43 em São Sebastião e uma em Ubatuba. O total foi atualizado na tarde desta terça-feira (21), pela Defesa Civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp