Geral

ESG e inovações tecnológica são destaques no segundo dia do SEMBA

Divulgação
Demonstração de equipamento de perfuração mostrou perfuração acontecendo, em tempo real, a mais 100 km de distância do evento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/09/2023, às 17h45   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

As inovações na operação e os princípios de ESG continuam em pauta neste segundo dia da 5ª edição do Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA), que acontece até esta quarta-feira (27), na Universidade Federal do Vale do São Franciso (UNIVASF). Na última terça-feira (26), o evento contou com importantes palestras debatendo temas essenciais para o setor.

Dentre os principais temas abordados, a pauta ESG ganhou bastante destaque. A consultora da Afiducia ESG Consulting, Maria Rosangela falou sobre a “Importância dos Conceitos de Sustentabilidade no Ciclo de Vida de um Ativo Mineral”.

Durante a palestra Rosangela enfatizou a importância de discutir a sustentabilidade na mineração, para maximizar o sucesso das operações. "Estou muito feliz por ver o tema de sustentabilidade permeando num evento tão importante de mineração e vendo isso crescer cada vez mais. Acho que esse é o caminho para a gente conseguir perenizar os negócios e praticar de fato o capitalismo dos stakeholders, onde todas as partes interessadas contam", enfatiza Rosangela.

Outra agenda atual e que foi discutida, neste segundo dia de evento, foi a transição de matriz energética. O tema possui grande relevância para a sociedade atualmente e a mineração, em especial a mineração baiana, é essencial nesse cenário. De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson Borges, um dos palestrantes do evento, a Bahia é um dos grandes produtores de minerais considerados estratégicos para essa transformação.

Wilson ressaltou a importância do estado nesse cenário. "A Bahia, que é hoje, o terceiro polo mineral do Brasil onde possui os principais minerais estratégicos que vão contribuir para essa transição de matriz energética. Esse é um evento muito importante e de discussão para que a gente possa realmente transformar e reduzir essa questão da geração de carbono no planeta", destacou.

Quem também participou do debate sobre o ESG neste segundo dia do evento foi a Claudia Salles, representando o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), que falou sobre a importância da adoção da agenda ESG pelo setor mineral, que vai desde a preocupação com a sustentabilidade até o cuidado com a comunidade onde estão inseridas e promoções da igualdade em suas operações. "A agenda ESG tem sido considerada um dos principais riscos e oportunidades para o setor mineral", enfatizou Cláudia.

Inovação

Além da pauta ESG a inovação também foi destaque no SEMBA 2023. A última palestra do dia contou com a operação telerremota de um equipamento de perfuração que foi operado diretamente do auditório do evento, em Juazeiro, todavia, o equipamento estava na mina da EroBrasil Caraíba, situada no distrito de Pilar, a aproximadamente a 105 quilômetros de distância do local do evento. A demonstração foi realizada pelo operador da EroBrasil, que realizou todo o processo de perfuração do palco do evento, na superfície, enquanto o equipamento estava no nível -965 (965 metros abaixo do nível do mar e 1.400 metros de profundidade vertical em relação a superfície).

A demonstração foi realizada durante a palestra: Operação Teleremota de Perfuração Jumbo e Fandrill, ministrada pelo Matheus Oliveira da SANDVIK.

Ao longo do dia o evento ainda contou com palestras diversos temas importantes para o setor. Foram elas: Equipamentos Volvo na Mineração, ministrada pelo Glenio Karas da Gotemburgo; O Programa de Sustentabilidade Rural da EroBrasil, realizada pelo gerente de sustentabilidade da EroBrasil Caraíba, André Germani; Reavaliação do Patrimônio Mineral, conduzida pelo Ruben Sardou, do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM); Perfuração de Chaminé Raise Borer - Conceito Sustentável, ministrada pelo Hitler Vela (Peru), representando a TUMI; Tecnologias para Automação e Segurança de Equipamentos Subterrâneos, conduzida pelo Luan Almeida da SOTREQ;

Novas Tecnologias em Perfuração Mecanizada, com o Paulo Medeiros da MASTER DRILLING; Equipamentos Elétricos para Carga e Transporte Underground, apresentada por Gustavo Rezende da EPIROC; e Ventilação Sob Demanda (VOD) e Refrigeração de Mina, com o Rodrigo Ugas da HOWDEN.

A EroBrasil Caraíba é anfitriã e patrocinadora diamante do evento. O SEMBA 2023 conta ainda com patrocínio da Pan American Silver, Atlantic Nickel, Metso, Sotreq, TUMI, SANDVIK, MACCAFERRI, Gotemburgo, Master Drilling, Howden, Castolin Euteclic, Equinox Gold, Ferbasa, Bamin, RHI Magnesita, Suport Mining, Enaex Brasil, Brugg Geobrugg e Largo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp