Geral

Golpe do chocolate? Criminosos usam novo filme para roubar dados e dinheiro; saiba como se proteger

Divulgação/Warner Bros. Pictures
Especialistas em segurança eletrônica alertam para golpe que se baseia na falsa promessa de assistir ao filme  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Warner Bros. Pictures

Publicado em 14/12/2023, às 18h06   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O retorno da fantástica fábrica de chocolate despertou a ação de cibercriminosos, que se aproveitam da popularidade do recente lançamento do filme “Wonka” nos cinemas para realizar golpes online. A prática foi descoberta por especialistas em segurança digital da Kaspersky. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os golpistas estão explorando a estratégia de oferecer streaming gratuito do filme, utilizando o site de pesquisa "surveymonkey", conhecido por criar pesquisas e questionários online gratuitos. 

Reprodução
Questionário legítimo que está sendo abusado por criminosos para roubar dados pessoais. Reprodução: Kaspersky Brasil. 

Através de uma oferta fraudulenta para assistir à suposta nova obra, os internautas são redirecionados para um site que, ao invés de fornecer o player do filme, solicita informações pessoais para supostamente permitir o acesso ao conteúdo completo. 

Reprodução
À primeira vista, serviços de streaming com "Wonka" podem parecer autênticos - Reprodução: Kaspersky Brasil 

O site, então, direciona os usuários para uma tela pop-up que aparenta a criação de uma conta, solicitando dados como cartão de crédito, número de identificação pessoal, nome, endereço, número de telefone e outras informações confidenciais. 

Reprodução
O falso streaming inclui um registro de serviço pop-up exigindo informações financeiras. Reprodução: Kaspersky Brasil.

Isso possibilita aos cibercriminosos criar débitos não autorizados em nome das vítimas, além do risco de venda de informações pessoais na dark web, ampliando os danos financeiros e de privacidade para os incautos.

"É comum que esse tipo de lançamento atraia criminosos, pois é o tipo de conteúdo que muita gente vai buscar online e oferecer seus dados para possivelmente acessar o filme. É importante que as pessoas permaneçam alertas e sigam regras básicas de segurança online - e não ignorem os riscos”, destaca Egor Bubnov, analista sênior de conteúdo web da Kaspersky. 

Como se proteger dos golpes online: 

  • Tenha cuidado com mensagens falsas (phishing): elas podem ser um e-mail, SMS ou mensagens por app de comunicação e sempre contém um link (que levará a vítima para um site falso). Também desconfie de vantagens exageradas. Verifique quem está mandando a mensagem e o link do site antes de tomar qualquer ação.  

  • Use uma proteção online no computador e no celular que seja de confiança;

  • Esteja atento ao compartilhamento de informações pessoais: tenha cuidado ao fornecer informações pessoais on-line, especialmente detalhes confidenciais, como seu endereço, número de telefone ou informações financeiras. Compartilhe esse tipo de informação apenas em plataformas confiáveis e seguras.

  • Confie em fontes confiáveis: confie em sites oficiais, varejistas autorizados e fontes confiáveis para comprar mercadorias, acessar conteúdo de filmes ou obter informações relacionadas à estreia. Evite fontes não oficiais ou suspeitas que possam tentar explorar seu entusiasmo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp