Geral

Homem é internado em São Paulo após tentar fazer cirurgia no próprio nariz em casa

Cesar Ogata/Secom Prefeitura de São Paulo
Durante a cirurgia no próprio nariz, o homem teria usado álcool 70% para higienizá-lo  |   Bnews - Divulgação Cesar Ogata/Secom Prefeitura de São Paulo

Publicado em 28/07/2022, às 16h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem foi internado em uma unidade de saúde de São Paulo com ferimentos no nariz após tentar fazer uma rinoplastia caseira, se guiando por vídeos publicados na internet. O caso aconteceu na última quinta-feira (21).

Durante o procedimento, o homem teria usado álcool 70% para higienizar o nariz e teria relatado aos médicos do hospital onde foi atendido que não usou luvas, utilizou anestésico veterinário, fez a “sutura com fio absorvível e super-bonder” e não teria limpado o sangue “para não abrir os pontos”.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso. “A pasta esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente passou por atendimento da equipe de bucomaxilofacial (BMF), que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários. A SMS reforça que o paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de encaminhamento para retorno com a especialidade BMF. Ele foi encaminhado para também seguir atendimento na rede com serviço de psicologia”, disse em nota.

Vídeos sobre como fazer procedimentos caseiros para modificar a estética nasal estão disponíveis em plataformas da internet como “rinoplastias caseiras”. Em alguns casos, os usuários tentam repetir os procedimentos cirúrgicos e hospitalares, realizados por médicos qualificados, nas filmagens feitas em casa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é um ato exclusivamente médico e procedimento necessita de um profissional especializado para ser feito.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp