Geral

Idosos se tornam cada vez mais adeptos ao uso de redes sociais ao longo dos anos

Arquivo Pessoal
Um a cada quatro idosos acima de 60 anos estão ativos no mundo virtual, afirma pesquisa  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 12/02/2022, às 07h43 - Atualizado às 08h09   Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Há um tempo, os idosos era quem mais apresentavam indícios de analfabetismo digital, mas a realidade hoje em dia é diferente. Segundo pesquisa do IBGE, um a cada quatro cidadãos dessa faixa etária está presente nas redes sociais, desde os aplicativos de mensagens até como digitais influencers. 

A avaliação pode ser comprovada também por outro estudo realizado pela Ibope, que afirma que de cinco anos pra cá, 75% dos idosos com acesso à internet fizeram alguma interação on-line no ano passado e que foi detectado um aumento de 66% nas interações via mídias sociais.

Leia mais: 

O psicólogo Pedro das Virgens vê esse fenômeno como uma mudança geral na sociedade. "Dentro dessa nova forma que a sociedade consome produtos e serviços voltados para essa temática e a mudança do estilo de vida, é preciso compreender que os idosos têm a plena disposição e vontade de estarem inseridos no contexto, procurando descobrir cada vez mais sobre esse vasto universo da internet, melhorando assim o sedentarismo, afastando as doenças psicológicas e reafirmando de certa forma seu lugar na sociedade", afirma ao BNews

A ciência demonstrou em inúmeros tratamentos os benefícios irrefutáveis da inclusão digital. Além da maior integração à sociedade, o acesso a dispositivos eletrônicos é um estimulante poderoso para o cérebro e foi assim que surgiu a personagem "Lindrona", natural de Cajazeiras, encenado no Instagram por Ednalva Santos. Ela faz sátiras sobre o dia a dia de uma senhora idosa para lá de engraçada. Ednalda, de 75 anos, afirma que a internet lhe devolveu a vida. 

Ednalva superou a depressão com a ajuda das redes sociais
Caption

"Quando minhas filhas saíram de casa, eu comecei a desenvolver depressão, devido aquela síndrome do ninho desfeito, alguns médicos chamam assim, nãe é? Pois, eu fiquei muito mal, sendo acompanhada por médicos e tomando medicações até me recuperar, e um dos impulsos para sair dessa foram minhas paródias e brincadeiras que faço como digital influencer na minha rede social. A internet para mim foi tudo" , explica. 

As filhas foram suas primeiras fãs, espalhando os vídeos e postagens entre os conhecidos até que os vídeos acabaram viralizando e o nome da personagem se tornou comum, sendo até citado quando parentes e amigos da "atriz" passam pela rua. 

"A gente vai ao mercado, na rua, e o povo fica assim: 'Lindrona não vai malhar hoje? O que ela vai fazer?'. É muito legal, estamos lisonjeados e feliz por nossa mãe ter achado mais um meio de superar todo esse problema através de uma coisa que está na palma das nossas mãos", comenta Adeilma Santos, uma das filhas da idosa.

Leia também: 

Bahia registra 30.246 casos ativos de Covid-19 e 49 óbitos pela doença

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp