Geral

Jovens de 15 anos já podem tirar título de eleitor; saiba como

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas obrigatório com 18  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 07/05/2023, às 13h37   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já permite que jovens com 15 anos emitam o título de eleitor. No entando, só poderão votar aos 16 anos. Vale lembrar que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos, e passam a ser obrigatórios a partir dos 18 anos.

A solicitação do primeiro título de eleitor pode ser feita através da internet, no sistema on-line TítuloNet. O jovem deve solicitar a opção "Não tenho" na aba "Título de Eleitor", e preencher todos os campos com dados pessoais e, posteriormente, anexar fotografias para comprovar a identidade e comprovante de residência.

Homens até 18 anos estão dispensados de enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Contudo, torna-se obrigatório para eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos.

O futuro eleitor pode baixar o aplicativo e-Título no celular e utilizar a versão digital do documento. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp