Geral

ONS alerta sobre situação crítica na vazão dos rios; veja

Divulgação/Chesf
Em comunicado nesta sexta-feira (29), ONS alertou sobre baixa vazão dos rios  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Chesf
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 22h10


FacebookTwitterWhatsApp

Os rios do Brasil, que abastecem as hidrelétricas responsáveis por gerar energia elétrica para todo país, vão começar o ano de 2024 abaixo da média histórica. O alerta foi feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em comunicado emitido nesta sexta-feira (29).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Estamos observando, para janeiro de 2024, a convergência de fatores como a perspectiva de temperaturas elevadas, acima da média para o verão, carga em crescimento e afluência baixa", afirmou o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi.

Com este cenário apontado pela ONS, haverá a necessidade de acionar as usinas termelétricas. Elas impactam diretamente na conta de luz do consumidor final, podendo haver o acionamento das bandeiras tarifárias amarela, vermelha 1 ou vermelha 2. Além de utilizar combustíveis não renováveis para geração de energia.

Nesses casos, deve ser necessário recorrer ao despacho de recursos termoelétricos para complementar a rampa de carga em horários específicos", explicou o diretor-geral.

Contudo, pelo menos no mês de janeiro, Luiz Carlos Ciocchi garante que não haverá bandeira tarifária. Ou seja, bandeira verde na conta de energia do consumidor no primeiro mês de 2024.

O relatório do ONS também projeta aumento de 11,1% na demanda por energia elétrica em janeiro de 2024 na comparação com o mesmo mês de 2023, por causa das temperaturas acima da média.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp