Geral

Parque Nacional do Itatiaia, no RJ, registra a temperatura mais baixa do ano no país

Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
Segundo diretor do parque, fenômeno chamado "sincelo" se formou com o frio no local  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

Publicado em 21/05/2022, às 17h02 - Atualizado às 17h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Itatiaia registrou na manhã deste sábado (21) a temperatura mais baixa em todo o Brasil neste ano: -7,6°C entre 5h e 6h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na estação do Campo Belo, não oficial, os termômetros marcaram -9,2°C. Ontem, a mesma estação registrou -8,3°C. A estação do Campo Belo fica em um local mais úmido e frio, abaixo da estação do Inmet, situada a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

O diretor do Parque, Luiz Aragão, disse que, com o frio, se formou um fenômeno chamado sincelo. Ele acontece quando o nevoeiro congela e isso é comum quando há uma massa de ar polar, combinada com temperaturas abaixo de 0°C.

Leia também:

"O sincelo é uma formação que não tem nada a ver com a neve e também com o granizo. Ele é mais ou menos parecido com a geada. A geada é quando o ar da superfície passa do estado gasoso direto para o estado sólido, que é o estado de gelo. No caso do sincelo, nós tivemos a formação do nevoeiro e, depois, o congelamento deste nevoeiro", explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp