Geral

Sobe para quatro o número de torres de energia derrubadas em uma semana

Pixabay
A suspeita é de vandalismo e as causas estão sendo investigadas  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 16/01/2023, às 19h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais uma torre de linha de transmissão de energia elétrica foi derrubada em uma semana no Brasil. Este é o quarto caso, e aconteceu no último sábado (14), às 18h43, em Rondônia.

De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Eletronorte, responsável pela operação do equipamento, há indícios de vandalismo e as causas estão sendo investigadas.

“A ocorrência, no entanto, não gerou impactos no atendimento do Sistema Interligado Nacional”, afirma o ONS. “A causa da queda da torre está em apuração — havendo indícios de vandalismo, segundo o proprietário. Os profissionais do agente responsável estão trabalhando para retornar o equipamento à operação o quanto antes”, completa a nota do ONS.

Outras três torres já haviam sido derrubadas desde a semana passada, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que coordena uma força-tarefa do governo criada por conta das ocorrências.

Dois equipamentos foram derrubados em Rondônia e uma no Paraná (esta, que faz parte do sistema responsável por escoar a energia gerada em Itaipu). Segundo reportagem de O Globo, mais três torres também foram vandalizadas, uma no Paraná e duas em São Paulo, de acordo com a Aneel. Em todos os casos, o sistema de abastecimento de energia não foi afetado.

Por meio de nota, a agência destacou que tem mantido o Ministério de Minas e Energia informado de todos os eventos, como também tem interagido com as autoridades de segurança pública.

“As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela agência. Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências”, afirmou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (16) que se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, para discutir as ações de combate aos atos de vandalismo a torres de transmissão de energia elétrica, de acordo com a sua assessoria.

“Foram encaminhados ofícios para os governos de São Paulo, de Rondônia e do Paraná para adoção de medidas preventivas e investigativas", afirma o MME.

Ainda de acordo com a reportagem de O Globo, o MME também enviou ofício para as maiores transmissoras e para a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate) para efetuarem medidas preventivas de inspeção e de reforço na segurança das instalações, inclusive de monitoramento eletrônico, e para adotarem planos de contingência para restabelecimento célere dos equipamentos danificados, informou a pasta em nota.

Silveira debateu medidas para evitar novos atos de vandalismo e buscar punir os responsáveis pelos já acontecidos, afirma a nota do ministério.

As regiões estão sendo monitoradas com a participação de forma integrada de agentes de segurança estadual e federal, com o reforço do patrulhamento em áreas estratégicas, com o uso de novas tecnologias como câmeras e drones.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp