Geral

Usuário de aplicativo de paquera é vitima de golpe após o "match"

Reprodução Getty Imagens
A plataforma foi utilizada para os golpistas se aproximarem das vítimas  |   Bnews - Divulgação Reprodução Getty Imagens

Publicado em 15/02/2022, às 18h20   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Para você que utiliza as redes sociais, deve conhecer bem o "phishing", o termo é usado para definir um tipo de golpe que tem acontecido constantemente com usúarios de um aplicativo de paquera, o Tinder, e que alcançou o paulista Jefferson Souza, de 31 anos. 

O nome vem do inglês fishing, que significa pesca, e foi adotado porque as vítimas são realmente pescadas por mensagens ou por emails mentirosos. A área de atuação desses criminosos são as redes sociais como um todo, eles analisam os perfis e atacam.

Leia mais: 

O homem foi vítima quando baixou o aplicativo há 20 dias e estava conversando com uma pessoa que perguntou seu número de celular. Apesar de desconfiar que poderia ser algo arriscado, cedeu ao pedido e mandou o contato.

No dia seguinte, ele recebeu uma mensagem de alguém se passando por um funcionário do Tinder e pedindo a confirmação de um código de oito dígitos que tinha sido enviado a ele por SMS.

"Assim que recebi a mensagem, logo percebi que se tratava de um golpe", diz Jefferson, que passou por outros episódios semelhantes no passado. "Por isso, meu primeiro instinto foi bloquear o número e apagar a conversa.", afirma ele em entrevista concedida ao site R7. 

Em nota oficial a rede social informou ao site que "leva a segurança de seus membros a sério e fica triste em saber que qualquer pessoa tenha sido vítima de um golpe dentro ou fora do aplicativo ao buscar uma conexão real". A empresa reiterou ainda que o contato com os usuários é feito "exclusivamente pelas redes sociais oficiais ou via e-mail (por meio de endereços com o final @gotinder.com)." E finalizou orientando que os usuários não aceitem auxílio em canais e/ou fontes que não sejam oficiais da empresa. 

Leia também: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp