Geral

VÍDEO: Prefeito inaugura 'praça pet' com fogos de artifício e revolta tutores

Dhyeizo Lemos / Semcom
Tutores levaram pets para casa após queima de fogos durante evento  |   Bnews - Divulgação Dhyeizo Lemos / Semcom

Publicado em 12/04/2024, às 21h43   Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Manaus, por meio da através da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), inaugurou, na última quinta-feira (11), a primeira “Praça PET” da cidade, para promover mais lazer aos animais de estimação e seus tutores. O evento, no entanto, acabou causando revolta nos donos dos pets, uma vez que fizeram uma queima de fogos de artifício, provocando medo e desconforto nos bichinhos.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra pessoas tentando acalmar seus bichinhos. Alguns até chegam a deixar o local. 

A atitude da prefeitura gerou críticas não só entre os moradores da cidade, mas também nas redes sociais. "Baita falta de noção", comentou um. "Totalmente sem noção. Todo mundo sabe que os fogos são péssimos pros animais!", criticou outro.

Malefícios

Os explosivos incomodam cães e gatos, deixando os bichinhos estressados e pode até levar a morte. Isso porque o barulho é prejudicial ao ouvido dos pets.

O barulho das explosões pode chegar a 140 decibéis e os bichinhos possuem uma capacidade auditiva maior que os ouvidos humanos suportam, ultrapassando 85 decibéis. Os fogos acabam causando transtorno para os pets, que não conseguem identificar de onde vem o som, que costuma ser acompanhado de luzes, cheiro de pólvora e até gritos.

De acordo com a médica veterinária neurologista Nadja Jorge, do Veros Hospital Veterinário, esses momentos de estresse podem mudar o comportamento dos cachorros e gatos.

“O stress gerado aos nossos pets pode desencadear alterações comportamentais graves: destruir objetos, se machucar, fugir etc. Se for um estresse frequente pode comprometer a imunidade, desencadear doenças e deixar danos crônicos na saúde e comportamento”, esclareceu.

Confira algumas dicas de como proteger os pets dos fogos de artifício:

Não deixe os bichinhos sozinhos: a presença do tutor ajuda a acalmar, além de brincadeiras e acolhimento para trazer conforto ao pet.

Busque auxilio de um veterinário: um especialista pode ajudar a entender se existe a necessidade de medicação para controlar o medo e a ansiedade. O medicamento ajuda principalmente animais que com o estresse costumam se machucar e/ou machucar outros animais e pessoas.

Acostume o pet ao uso de alguns acessórios: o algodão parafinado pode ser utilizado no ouvido para reduzir o impacto do som, mas a atenção deve ser redobrada para não o esquecer nas orelhas do pet e causar infecções.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp