BNews Pet

Saiba por que fogos de artificio são prejudiciais aos pets

Ilustrativa / Freepik
Especialista deixou dicas de como proteger seus pets e evitar o estresse dos bichinhos.  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Freepik
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 07h28 - Atualizado às 07h30


FacebookTwitterWhatsApp

Durante as festas de fim de ano algo que preocupa os “pais de pet” são os fogos de artificio. Os explosivos incomodam cães e gatos, deixando os bichinhos estressados e pode até levar a morte. Isso porque o barulho é prejudicial ao ouvido dos pets.

O barulho das explosões pode chegar a 140 decibéis e os bichinhos possuem uma capacidade auditiva maior que os ouvidos humanos suportam, ultrapassando 85 decibéis. Os fogos acabam causando transtorno para os pets, que não conseguem identificar de onde vem o som, que costuma ser acompanhado de luzes, cheiro de pólvora e até gritos.

De acordo com a médica veterinária neurologista Nadja Jorge, do Veros Hospital Veterinário, esses momentos de estresse podem mudar o comportamento dos cachorros e gatos.

“O stress gerado aos nossos pets pode desencadear alterações comportamentais graves: destruir objetos, se machucar, fugir etc. Se for um estresse frequente pode comprometer a imunidade, desencadear doenças e deixar danos crônicos na saúde e comportamento”, esclareceu.

Confira algumas dicas de como proteger os pets dos fogos de artifício:

Não deixe os bichinhos sozinhos: a presença do tutor ajuda a acalmar, além de brincadeiras e acolhimento para trazer conforto ao pet.

Busque auxilio de um veterinário: um especialista pode ajudar a entender se existe a necessidade de medicação para controlar o medo e a ansiedade. O medicamento ajuda principalmente animais que com o estresse costumam se machucar e/ou machucar outros animais e pessoas.

Acostume o pet ao uso de alguns acessórios: o algodão parafinado pode ser utilizado no ouvido para reduzir o impacto do som, mas a atenção deve ser redobrada para não o esquecer nas orelhas do pet e causar infecções.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp