Infraestrutura

Salvador alaga e a culpa não é de São Pedro

Publicado em 09/04/2015, às 13h45   Tiago Di Araújo*



Os soteropolitanos, mais uma vez, passaram por grandes transtornos devido as fortes chuvas que atingiram a capital baiana na manhã desta quinta-feira (9). Alagamentos transformaram vias em rios, promovendo imagens incríveis da Primeira Capital do Brasil.
Com as chocantes cenas, surgem entre os populares, seja dentro dos ônibus, nos pontos ou até mesmo nas redes sociais, as duras críticas pela falta de estrutura da cidade, os memes e também as brincadeiras com o "porteiro do céu", São Pedro.
Mas, quem disse que a culpa é de Pedrinho, gente? Nunca. Olhando pelo lado ilustrativo e imaginário, a única coisa que São Pedro manda dos céus é chuva. Pedrinho não manda lá de cima o lixo que entope os bueiros, aquelas embalagens plásticas e tudo mais jogadas no chão.
O engraçado é que grande parte das pessoas que reclamam e fazem piada sobre a situação são as causadoras do transtorno. Hoje mesmo, dentro de um ônibus, enquanto o coletivo estava ilhado na Avenida Paulo VI, na Pituba, um homem desabafava com palavras clichês como "Salvador é de papel", "Choveu em Salvador é essa miséria". Mas, no meio
dos seus xingamentos, o rapaz abriu brutalmente um chiclete, colocou na boca mais brutalmente ainda e, em seguida, atirou a embalagem pela janela do ônibus. Aí, me veio a pergunta. A culpa é mesmo de São Pedro?
Falta estrutura, sim, mas a culpa é sua que acha idiotice guardar o lixo na bolsa, no bolso e/ou na mochila ao invés de jogá-lo no chão. Falta preparo da cidade sim, mas a culpa é sua, mal-educado, que vê em sua imaginação o chão como uma lata de lixo. Então, não me venha com piadinhas. A culpa não é mesmo do coitado do São Pedro.
*Tiago Di Araújo é repórter do Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp