Saúde

Feira de Santana: Centros de Saúde intensificam atendimento às mulheres no Outubro Rosa 

Aldo Matos/Acorda Cidade
Algumas unidades terão atendimento neste final de semana   |   Bnews - Divulgação Aldo Matos/Acorda Cidade

Publicado em 09/10/2021, às 14h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As ações do Outubro Rosa em Feira de Santana estão sendo intensificadas nos Centros de saúde, dando a oportunidade das mulheres realizarem os exames no sentido de detectar precocemente a doença.

De acordo com a enfermeira referência pela Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Alessandra Magalhães, a campanha tem como objetivo incentivar todas as mulheres da comunidade sobre a importância da prevenção do câncer.

"O Outubro Rosa é uma campanha internacional que visa sensibilizar não só a mulher, mas toda a comunidade, até mesmo os homens, sobre a importância da prevenção com relação ao câncer de mama, pois atinge o sexo masculino também, ainda que seja 1%, mas os homens também são acometidos. Desta forma, a secretaria está em parceria com os centros daqui de Feira para fortalecer a campanha, a exemplo do CMDI, CMPC, Ceparh, para fornecer os serviços ao público", disse.

Segundo Alessandra, a secretaria de Saúde também está com o projeto Outubro Rosa Itinerante, como forma de levar a conscientização nos distritos de Feira de Santana.

Ao Acorda Cidade, a coordenadora do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Natália Oliveira, cerca de 120 mamografias estão sendo realizadas todos os dias.

"Estamos funcionando todos os dias, inclusive aos sábados e domingos e estamos realizando em torno de 120 mamografias por dia. No total, já temos uma cota de cerca de três mil mamografias e nós entendemos essa dificuldade do agendamento, até porque é feita por demanda livre, aquelas pacientes que residem em Feira de Santana que possuem entre 50 à 69 anos de idade. Já as pacientes inferiores a 50 anos e superior à 69 podem fazer os exames, desde que estejam agendadas pelo posto dos bairros", explicou.

Leia mais:

Câmara Municipal adere à campanha do Outubro Rosa
Cães e gato conscientizam mulheres em vídeo do Outubro Rosa; confira
Outubro rosa: mulher que perdeu os seios posa sensual em site baiano. Veja
Monumentos de Salvador “vestem-se” pelo Outubro Rosa

Ainda de acordo com Natália Oliveira, pacientes que residem em outros municípios também podem realizar os exames na unidade, mas desde que estejam agendadas. O Ceparh irá disponibilizar atendimento neste final de semana e na próxima terça-feira (12), feriado nacional.

O atendimento no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CPMC), também está intensificando os atendimentos ao público. Para realizar o agendamento no CMPC, a comunidade pode entrar em contato através do (75) 3602-7340.

Neste sábado (9), também serão realizados os exames de mamografia no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI). A coordenadora da unidade, Madalena Sobral, informou a reportagem do Acorda Cidade que até o próximo dia 23, plantões aos sábados para realização de exames, irão acontecer.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp