Justiça

‘Falsa doutora’ tem perfil excluído do Linkedin, mas Lattes e Escavador mantêm titulações

Reprodução/Redes Sociais
Cátia Regina Raulino é investigada pelo MP-BA por plágio de trabalhos acadêmicos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 19/08/2020, às 09h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A página do Linkedin de Cátia Regina Raulino amanheceu inexistente na plataforma Lattes, nesta quarta-feira (19). Tudo isso acontece um dia após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) afirmar que vai apurar as denúncias de plágio e falsas titulações contra ela, que se apresenta como pós-doutora e já coordenou um curso de direito em faculdade privada de Salvador.

No entanto, parece que a ‘acadêmica’ esqueceu de solicitar a remoção do perfil no Escavador, uma rede que funciona como espelho do Lattes, que também permanece ativo, copiando todas as informações na íntegra, com base e respaldo na Lei de Acesso à Informação. Ou seja, todas as titulações tidas como controversas de Cátia estão ainda disponíveis para consulta no Escavador e, segundo a rede, os dados foram atualizados por ela em junho deste ano.

Além das titulações que ela afirma ter - e que já foram confirmadas como inverídicas pelas devidas instituições de ensino -, Cátia diz que fez partes de inúmeras iniciativas ligadas à tecnologia e à programação, com atuação, inclusive, em um projeto desenvolvido nas dependências da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba).

Ainda segundo os dados constantes no Escavador, espelhados da plataforma Lattes, Cátia foi “aprovada na seleção internacional do Programa Made a CODE for Woman da empresa GOOGLE inc”. No entanto, ao que tudo indica, o nome verdadeiro do programa da Google é “Made With Code”, criado com o objetivo de levar a ciência da computação a jovens mulheres.

Na noite desta terça-feira (18), Cátia publicou uma nota de esclarecimento no Instagram e afirmou que “está tranquila e ciente da regularidade de tudo aquilo” que faz e das titulações. Ainda declarou que vai adotar as medidas cabíveis em relação às notícias sobre a carreira dela. O perfil profissional da jurista na rede social, que era aberto ao público, também amanheceu bloqueado para não seguidores, nesta quarta-feira (19).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp