Justiça

Faroeste: MPF acusa ex-Procuradora-geral de vazar informações sigilosas do MP-BA

Arquivo/BNews
Ediene foi afastada das funções por um ano   |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 14/12/2020, às 18h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Alvo da operação Faroeste deflagrada nesta segunda-feira (14), a ex-procuradora-geral do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ediene Lousado, é acusada pelo Ministério Público Federal de vazar informações sigilosas do órgão. 

Segundo o MPF, ela e o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, fariam parte do denominado "Núcleo de Defesa Social. Ediene teria vazado informações sobre a Operação Leopoldo.

Já o secretário da SSP-BA, "manipulava as operações policiais no âmbito do Estado da Bahia, de maneira a favorecer os seus interesses ilícitos, o que poderia envolver até mesmo grampos ilegais para chantagear opositores".

O MPF afirma que existe indícios de atuação dos grupos criminosos nas Operações Oeste Legal, Immobilis, Leopoldo, Vortigem e Fake, News, sendo essa última dada destaque pela instituição, já que afirma que tinha como suposta finalidade afastar os opositores do esquema criminoso.

Tanto Ediene como Barbosa foram alvos de busca e apreensão e foram afastados das funções por um ano. Além disso, o ministro OG Fernandes determinou que a SSP-BA forneça todos os atos administrativos envolvendo policiais que atuaram nas investigações sobre o caso de grilagem no Oeste da Bahia, no período compreendido entre janeiro de 2016 e março de 2020. O MP-BA também deve enviar manifestações ministeriais envolvendo membros da magistratura baiana, membros do MP e o secretário do SSP.

A reportagem tentou contato com a ex-procuradora-geral por telefone e mensagens de Whatsapp, mas não obteve êxito. O BNews procurou, ainda, a assessoria de imprensa do MP-BA para saber se iriam se manifestar em relação à decisão do ministro sobre manifestações ministeriais envolvendo membros da magistratura baiana, membros do MP e o secretário do SSP e aguarda resposta. O site reafirma que está aberto para pronunciamento do MP e de Ediene Lousado.

Já Maurício Barbosa se pronunciou através de nota e afirmou que está abalado com os acontecimentos e que cumprirá as decisões judiciais, mas que sua história de vida atesta sua inocência. O secretário diz, ainda, que está confiante em que o desdobramento das investigações mostrará a improcedência das suspeitas.

Leia mais:

Faroeste: Ex-procuradora geral do MP-BA é alvo de busca e apreensão e ficará afastada das atividades

Faroeste: Desembargadora presa é citada em delação de colega e investigada pelo CNJ

Faroeste: Maurício Barbosa é alvo da PF em nova fase da operação 

Faroeste: Braço direito de Maurício Barbosa, delegada também é afastada das funções

Faroeste: Governo do Estado se pronuncia sobre operação que atingiu cúpula da SSP

Afastado da SSP após nova fase da Operação Faroeste, Maurício Barbosa se manifesta

Desembargadora presa na Operação Faroeste foi homenageada na AL-BA com a maior honraria do estado

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp