Meio Ambiente

BNews Verde: Empresas de base florestal na Bahia realizam plantio de árvores e miram equilíbrio ambiental

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/09/2021, às 20h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Para homenagear o Dia da Árvore, comemorado nesta terça (21), o BNews conversou com especialistas para entender o cenário das empresas de base florestal na Bahia. O setor tem o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico no Estado, além de contribuir para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.

O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, afirmou que, para ser mais sustentável e ajudar na biodiversidade do Estado, a melhor opção é plantar árvores. A ABAF representa todo um setor de base florestal que utiliza madeira nos seus processos industriais e tem a árvore como a essência do seu negócio. 

“Sem árvore você não vive. Sem árvore a gente não respira, não tem calor, não tem a sombra das folhas, não gera energia, não constrói nossa casa, nossos móveis e não produz nossos alimentos. A árvore é a fonte de vida mais importante que eu conheço”, disse o diretor executivo da associação. “Nós plantamos mais de 70 mil árvores todos os dias na Bahia”, acrescentou. 

Leia mais:

BNews Verde: no Dia da Árvore, ambientalista fala em “seres sagrados” que precisam ser preservados no convívio urbano

BNews Verde: 34 reservas particulares do Patrimônio Natural estão em processo de reconhecimento na Bahia

BNews Verde: No Dia da Árvore, Campanha 'Plante o Bem' distribui mil mudas no Parque da Cidade

A ABAF possui quatro pólos de produção na Bahia, localizados no sul, extremo sul, sudoeste, litoral norte e oeste. Todos esses pólos, segundo o diretor executivo da associação, geram emprego no interior no Estado, o que, por consequência, gera renda. “A Bahia tem ainda uma concentração de sua economia e desenvolvimento na área metropolitana. É preciso levar os investimentos, os empregos e a produção para o interior do Estado, que precisa de possibilidades de desenvolvimento, e é isso que nosso setor faz. Nós representamos 5% do PIB do estado da Bahia”, afirmou Andrade à entrevista. 

O diretor executivo da ABAF também reforçou que o setor foi um dos pioneiros na certificação, tanto de florestas quanto de produtos de origem florestal. Além disso, ele lembrou que a Bahia tem 521 empresas ativas ligadas ao setor, proporcionando melhores condições sociais e ambientais nas áreas de atuação. “Investimentos voluntários de empresas de base florestal em programas socioambientais hoje beneficiam 598 mil pessoas na Bahia”, concluiu o diretor executivo. 

Empresa associada à ABAF, a Suzano S/A tornou-se uma referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto e atingiu a marca de 975 mil hectares de áreas destinadas à conservação. Essas áreas hoje representam cerca de 40% dos 2,38 milhões de hectares mantidos pela companhia, entre áreas de plantio e de conservação.

A Head Global de Relações Corporativas das Suzano, Mariana Lisbôa, explicou ao BNews que, enquanto empresas no mundo inteiro estabelecem metas ambiciosas de redução nas emissões de carbono até 2050, a Suzano já é net zero hoje. Além disso, a empresa também já é carbono negativa. 

“Graças ao plantio de árvores, que são a base da nossa atividade, e à grande área de florestas que preservamos, a nossa captura de carbono supera, com folga substancial, as  nossas emissões. Daí que contribuímos de forma consistente e positiva  para a questão das mudanças climáticas. Para se ter uma ideia, a área de florestas em conservação da Suzano é 14 vezes o tamanho da Cidade do Salvador ”, completou Mariana. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp