Meio Ambiente

BNews Verde: No Dia da Árvore, ambientalista fala em “seres sagrados” que precisam ser preservados no convívio urbano

Antonio Cruz/Agência Brasil
Carla Circenis explica como a preservação e o cultivo das árvores podem ser acessíveis à população   |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 21/09/2021, às 19h22   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

“Seres sagrados”, assim são as árvores na perspectiva da bióloga e educadora ambiental Carla Circenis, que falou ao BNews nesta terça-feira (21) – Dia da Árvore – sobre preservação de ambientes arborizados no nosso dia a dia, em meio à área urbana.

Leia mais:
BNews Verde: No Dia da Árvore, Campanha 'Plante o Bem' distribui mil mudas no Parque da Cidade

BNews Verde: 34 reservas particulares do Patrimônio Natural estão em processo de reconhecimento na Bahia

“As árvores são seres que deveriam ser considerados sagrados também, porque elas cumprem diversas funções, elas oferecem diversos serviços ecossistêmicos que são gratuitos, elas nos dão uma série de benefícios sem cobrar nada em troca. As árvores nos oferecem sombra, as árvores nos oferecem alimento, amenizam o clima do planeta, promovem as trocas de gases nessa questão da purificação do ar, da retirada do carbono, do lançamento do oxigênio na atmosfera”, iniciou a bióloga.

“Isso tudo é muito importante, então quanto mais árvores você conseguir ter, principalmente nos ambientes urbanos, isso é uma garantia da manutenção desse clima mais ameno, de uma beleza cênica, porque as árvores também proporcionam isso. Além disso, elas servem de abrigo para a biodiversidade. Então, diversos outros seres utilizam as árvores como abrigo, a exemplo das aves, repteis, insetos, mamíferos, então as árvores são sensacionais”, acrescentou Carla.

Dicas para contribuir com a preservação

A bióloga destacou o papel fundamental da população na preservação das árvores e do meio ambiente. “Nesse dia, tem que se destacar bastante e ensinar as pessoas a cuidar mais desses seres, a manter mais essa diversidade, a incentivar o plantio, a conservação das áreas verdes urbanas, elas são muito importantes por tudo isso o que eu falei”, afirmou ao BNews.

“Primeiro, é uma questão de como nós vemos o mundo. Para mim, o mundo com o verde é muito mais bonito do que o mundo construído, cheio de prédios, de shoppings, de casas. Então, essa questão de você poder viver integrado com a natureza, ou de você conseguir conservar mais e construir menos espaços. As pessoas que têm seus terrenos, elas podem ter menos áreas construídas, que elas conservem o solo e plantem árvores. Se na frente da sua casa tiver uma praça que tiver um espaço, incentive esse plantio de árvores”, elencou Circenis. 

Para a ambientalista, o cuidado com a natureza não está longe da realidade das pessoas. “Tem muitas cidades que cultivam bastante isso, que você vê bastante árvores frutíferas espalhadas pela cidade e as pessoas conservam”, ressalta. 

Paralelo a isso, Carla orienta que para alcançar uma educação ambiental em prol dos cuidados com a natureza, é necessário olhar o mundo de uma forma mais ampla. “É uma questão de você olhar não de uma forma egoísta, onde nós seres humanos somos os únicos e os dominadores do planeta Terra, mas de uma forma que possamos conviver em harmonia com os outros milhões de seres vivos que aqui habitam. Nós não somos os únicos, nós precisamos de alimentos, de sombra, de ar puro, e tudo isso não vem da gente, vem de outros seres que vivem aqui”, considerou a educadora.

Vice-presidente da Associação de Surfe e Ecologia do bairro de Stella Maris, em Salvador, Carla enfatizou também a importância de campanhas de conscientização voltadas à proteção ambiental. “Não só no Dia da Árvore, que é uma data pontual, mas que possa estar acontecendo sempre. Que as escolas incentivem as crianças, que isso seja tratado dentro do currículo das escolas, que as famílias também tratem isso”, sugeriu. “Não são só as árvores, tem que ser conservado o bioma como um todo, os arbustos, as rasteiras, os manguezais”, emendou a bióloga. 

Melhorias e projetos

De acordo com a ambientalista, a quantidade de pessoas preocupadas com esta temática tem aumentado significativamente, o que é um ponto positivo para a natureza.

"Eu acho que existe uma quantidade muito maior de pessoas preocupadas e interessadas com essas questões socioambientais. Há muito mais pessoas engajadas, o que é uma coisa muito positiva. Então, quanto mais pessoas engajadas, quanto mais projetos sendo realizados, a divulgação, o apoio de vocês da imprensa, tudo isso é muito importante para que esses valores sejam disseminados para o planeta de uma forma geral”, destacou Circenis. 

Ainda segundo a bióloga, no cenário local, a gestão municipal tem contribuído com projetos de apoio ao meio ambiente. "Aqui em Stella Maris a gente tem buscado o selo 'Bandeira Azul', que é apoio da Prefeitura de Salvador para tornar Stella Maris uma praia mais sustentável, voltada para as questões ambientais. Existem alguns programas que estão sendo apoiados sim", informou. "As coisas têm que crescer, então as pessoas também têm que fazer bastante a sua parte e ajudar na construção de Políticas Públicas para fortalecer as questões socioambientais", concluiu Carla ao BNews.

Leia também: 
Aulas presenciais nas escolas municipais podem voltar na próxima semana, diz Bruno Reis

Gracyanne Barbosa volta a aparecer nua na web e ganha elogios; veja foto

Dono da Audiomix pede DNA do filho com a ex e Lívia Andrade acompanha exame; veja vídeo e entenda

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp