Meio Ambiente

BNews ESG: Artesão desenvolve vassoura reciclada e item faz sucesso durante feira em Salvador

Beatriz Araújo
De acordo com o artesão João Aguiar, a vassoura reciclada tem duração de três anos  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 19/12/2022, às 16h35


FacebookTwitterWhatsApp

Imagine adquirir um produto que além de ser útil no dia a dia, contribui com o meio ambiente. Assim são as vassouras recicladas produzidas pelo artesão João Aguiar, comercializadas durante a 13ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizadas nos dias 14 a 18 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. De acordo com o expositor, o item, que fez sucesso entre o público que frequentou o evento, pode durar até três anos. 

Em entrevista ao BNews, Aguiar comentou a ideia de produzir a vassoura reciclada. "A gente trabalha com tudo a partir da garrafa pet. Produzimos brinquedos e vassouras. O que sobra das vassouras, a gente faz brinquedo para crianças. Uma vassoura são dez garrafas pets, que iam para o meio ambiente, a gente tira e faz uma coisa bacana”, conta. 

“A vida útil da vassoura reciclada é de três anos. Se uma garrafa pet leva 200 anos para se decompor, a gente produz uma vassoura que dura três anos”, afirmou o artesão. 

O expositor também informou como funciona a coleta do material reciclado utilizado na produção das vassouras. “A gente mora na Boca do Rio, a nossa oficina é em casa mesmo. A gente realiza a coleta dos materiais recicláveis comprando de catadores de rua, ou recebendo doações de garrafas pet”, disse. 

“Tudo começou com a gente fazendo vassoura artesanal, e hoje a gente já faz máquinas e monta fábricas em presídios, associações de moradores, cooperativas, onde a gente monta essas fábricas e capacita as pessoas, gerando emprego e renda”, acrescentou Aguiar. 

Quem também conversou com a reportagem e comentou a iniciativa do artesão foi a professora Fátima Santos, que não deixou de levar para casa uma vassoura reciclada. “É importante valorizar esses itens que além de úteis, ajudam na preservação do meio ambiente. É benefício em dose dupla. E eu acho que é disso mesmo que a natureza está precisando, de mais pessoas que pensem não apenas no consumo para benefício próprio, mas também para benefício do meio ambiente”, pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp